MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO VAI SER HOMENAGEADA COM TOPÓNIMO

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou por unanimidade, em reunião de câmara, a atribuição do topónimo “Maria José Nogueira Pinto” à “Rua B ao Braço de Prata”.

Maria José Nogueira Pinto foi Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e ainda presidente do Conselho de Administração da Maternidade Alfredo da Costa. Pelo meio, foi ainda vereadora na CML. Aqui, chefiou o Comissariado para a Baixa-Chiado. Contudo, foi ainda deputada à Assembleia da República pelo CDS-PP e PPD/PSD.

Desta forma, com a atribuição do seu nome à Rua B ao Braço de Prata, pretende-se prestar homenagem a uma mulher que se destacou pela sua “coragem, dedicação e paixão pelas causas sociais, assim como pelo seu compromisso com a política e o serviço público”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Segundo o vereador com o pelouro da Cultura, Diogo Moura, “Maria José Nogueira Pinto é reconhecida por todos os quadrantes pelo seu percurso político e profissional sempre corajoso, em prol da cidade de Lisboa e do país. Profundamente humanista e de compromissos inabaláveis, será sempre uma fonte de inspiração para todos os que avançam e lutam por aquilo em que acreditam, pela causa pública, pelo melhor para todos e por todos”, refere o vereador, citado na mesma nota. Ainda no entender de Diogo Moura, “deixou um legado que merece ser reconhecido e lembrado pelas gerações futuras”.

Por fim, com esta homenagem pretende-se ainda preservar a memória e o legado de Maria José Nogueira Pinto. “A sua inspiração é um testemunho da sua coragem, dedicação e espírito de luta em prol das causas em que acreditava e defendia, um testemunho do seu compromisso com os valores fundamentais, como a justiça, a solidariedade e a causa pública”, diz ainda o comunicado da CML.

Foto: Câmara Municipal de Lisboa

Quer comentar a notícia que leu?