Isaltino Morais visitou obras em curso na zona de Algés

Esta sexta-feira, 2 de fevereiro, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado por vereadores e técnicos da autarquia, realizou mais uma visita a obras em curso no concelho, desta vez, localizadas na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo.

Isaltino Morais, presidente da Câmara da Oeiras, realizou, esta sexta-feira, 2 de fevereiro, mais uma das suas habituais visitas ao concelho. Desta vez, a zona escolhida, foi a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo (UFALCD), onde o presidente, acompanhado de vereadores e técnicos da autarquia, se inteirou de algumas necessidades naquela freguesia e acompanhou algumas obras em curso.

A primeira paragem da comitiva foi na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha. Este estabelecimento foi construído nos anos 90 e acolhe cerca de 890 alunos. Pedro Figueiredo, diretor pedagógico da escola, esteve a mostrar as instalações ao grupo, e partilhou algumas necessidades do espaço, nomeadamente, intervenções ao nível das infiltrações. Ao Olhar Oeiras, Isaltino Morais frisou o “estado de conservação impecável” do espaço, embora exista a “necessidade de fazer algumas intervenções ao nível dos tectos”. Contudo, o autarca comprometeu-se a realizar esta obra muito em breve.

Grupo passou por Miraflores

A segunda paragem foi ao complexo Miraflores Premium, um espaço com 20 mil metros quadrados, e que reúne dezenas de empresas. Aqui, o grupo foi recebido por Marta Cadete, responsável pela EastBank, fundo que gere o complexo. Atualmente, a administração do espaço, juntamente com a CMO, está a realizar algumas obras de manutenção ao nível dos espaços comuns do Miraflores Premium, com 20 anos de existência. Segundo o presidente da autarquia, esta requalificação “já é visível nos conjuntos de floreiras e nas escadarias”. Por sua vez, o objetivo desta manutenção é também contribuir para que existam, cada vez mais, “espaços que possam ser usufruídos” pela comunidade.

A terceira paragem foi ao Parque Urbano de Miraflores, onde, recentemente, a CMO instalou um parque canino. “Há vários anos, assumimos o compromisso de ali fazer um parque canino”, reforçou ainda Isaltino Morais, salientando, contudo, que este espaço “ainda não tem a dimensão que queremos”. Por isso, a autarquia irá agora avaliar o “nível de utilização” do espaço. Ou seja, “se for necessário, naturalmente que será alargado para satisfazer as necessidades”, rematou o autarca de Oeiras. Ainda em Miraflores, a comitiva visitou uma linha de água no Largo Maria Leonor, junto ao Quintalão, que irá receber uma intervenção de regularização.

Criar condições para pessoas com mobilidade reduzida

Também as moradias irão receber um novo muro de suporte, uma vez que o atual já apresenta “algumas patologias” ao nível do suporte da base. O projeto de consolidação do muro e regularização da linha de água já está concluído, sendo que a obra irá iniciar em março. De seguida, Isaltino Morais e os técnicos da autarquia seguiram para a Rua Margarida Palla, também em Miraflores, onde vários moradores se queixam de falta de condições de acessibilidade aos prédios. “Trata-se de uma zona habitacional que tem muitas pessoas com mais de 80 anos”, explicou o presidente da CMO.

Aqui, está prevista a colocação de rampas para pessoas com mobilidade reduzida. O projeto está concluído, sendo que o concurso público deve abrir em maio. Esta obra tem o custo de 80 mil euros e deverá ficar concluída em outubro. Já em Algés, o grupo visitou as futuras instalações do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI) de Oeiras, uma resposta de emergência social que irá ficar onde antes estava localizado o antigo Gabinete de Inserção Profissional de Algés.

Futuras instalações do SAASI e ampliação do Centro de Dia Madre Maria Clara

O SAASI conta com espaços de atendimento em todas as freguesias do concelho e é uma resposta social da autarquia. “O espaço já está equipado e espero que dentro de pouco tempo comece a funcionar”, sublinhou Isaltino Morais. De seguida, a comitiva foi visitar o Centro de Dia Madre Maria Clara, também em Algés, uma resposta social que acolhe 91 idosos no Centro de Dia e apoia mais 30 utentes na valência de Apoio Domiciliário. Aqui, os responsáveis do espaço mostraram as necessidades do espaço, que carece de obras de ampliação e de melhoria dos equipamentos.


“Tomei as orientações devidas no sentido de proceder ao levantamento de todas as patologias e necessidades”, adiantou ainda Isaltino Morais. A ampliação do Centro de Dia será efetuada para o local onde atualmente estão os serviços do SIMAS Oeiras e Amadora. A empresa irá mudar-se para novas instalações, na Rua de Olivença, junto à sede da UFALCD, libertando as atuais instalações. Desta forma, parte do espaço será destinado ao Centro de Dia Madre Maria Clara e o restante ficará para a autarquia. Assim, e “com a libertação deste espaço, vai ser possível acolher todas estas instalações e equipamentos que são necessários a um bom funcionamento do Centro de Dia”, disse o presidente da CMO.

Atuais instalações do SIMAS poderão ainda receber um centro cultural

No entanto, em relação ao espaço que será gerido pela autarquia, esta ainda não sabe se irá ali instalar um centro cultural. Há cerca de dois anos, a CMO adquiriu instalações de antigo banco, junto à sede da UFALCD, com a intenção de criar um centro cultural. Contudo, “o projeto pensado para o centro cultural ocupa mais espaço que este. Portanto, teremos que fazer uma avaliação entre o espaço que será liberto pelos SIMAS, e aquele que será ocupado pelo Centro de Dia”, avançou Isaltino Morais.

Por isso, a Câmara Municipal terá de ver “se o espaço disponibilizado é maior que o espaço que adquirimos”. Se for, o “centro cultural poderá ficar nas atuais instalações do SIMAS”, sendo que o imóvel adquirido pela Câmara ficará destinado a outra utilização, finalizou o presidente da CMO. Por fim, Isaltino Morais disse ainda que a visita desta sexta-feira foi “uma visita gratificante. São estas intervenções no espaço público que dão qualidade de vida e conforto às pessoas. Foi uma manhã extraordinária, muito produtiva”, concluiu.

Quer comentar a notícia que leu?