Palácio Anjos recebe exposição de João Abel Manta

É inaugurada, esta sexta-feira, 5 de abril, a exposição ‘João Abel Manta – Livre’, no Palácio Anjos, em Algés. Esta mostra reúne alguns dos trabalhos do artista, que foi desenhador, cartonista, figurinista, entre outros.

O Palácio Anjos, em Algés, recebe, a partir desta sexta-feira, 5 de abril, e até 20 de dezembro, a exposição ‘João Abel Manta – Livre’, que reúne alguns trabalhos do artista. A mostra foi apresentada esta quinta-feira, dia 4 de abril, pela primeira vez, à comunicação social. Esta visita foi acompanhada pelo curador da exposição, Pedro Piedade Marques, e pela neta do artista, Mariana Manta Aires. ‘João Abel Manta – Livre’ pretende celebrar a liberdade, assinalando os 50 anos do 25 de Abril, e recordar alguns dos modos em que o artista conseguiu manter-se livre e independente, através dos seus trabalhos, muitos deles censurados durante a ditadura.

Estarão expostos alguns destes arquivos, tais como desenhos feitos durante a sua estadia na prisão de Caxias, em 1948, mas também pinturas, desenhos, cartoons, ilustração, design gráfico, painéis de azulejos e tapeçarias, entre outros trabalhos, incluindo um painel de azulejo feito pela sua neta, Mariana Manta Aires. Este trabalho foi concebido com azulejos que sobraram do mural da Avenida Calouste Gulbenkian, idealizado por João Abel Manta em 1972. O curador da exposição acrescentou ainda que esta será a maior exposição de sempre do artista, embora não esteja exposto todo o seu trabalho. A grande parte deste acervo estava na casa do artista e em casas de familiares e que Mariana foi descobrindo.

Público poderá encontrar cartazes relativos ao MFA e à Revolução dos Cravos

Por isso, revelou a neta do artista aos jornalistas, a parte seguinte do processo foi a separação e organização das obras por categoria, por “temas e anos”. “É uma grande responsabilidade ter isto só em nossa casa”, prosseguiu a neta de João Abel Manta, adiantando que, no futuro, estes trabalhos poderão ser expostos num museu. No entanto, ainda ainda não existem perspetivas neste sentido. “O objetivo é que o trabalho do meu avô seja exposto, seja admirado, e foi isso que por isso que ele o fez. A maior parte dos cartoons e destes desenhos de imprensa, era desenhos que tinham um cariz social, ele fazia-os para que a população conseguisse interpretar”, contou ainda.

Para além da exposição no Palácio Anjos, haverá ainda uma segunda exposição dedicada à obra de João Abel Manta em Gouveia, terra natal do pai do artista, Abel Manta. ‘João Abel Manta – Livre’ foi uma ideia que partiu da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), há dois anos. “Houve uma instituição interessada em fazer uma exposição abrangente”, adiantou ainda Mariana Manta Aires, sublinhando ainda a sua relação próxima ao avô, atualmente com 96 anos. “Eu falava com o meu avô sobre todas as coisas, exceto sobre o seu trabalho. De repente, ao fazer estas pesquisas, comecei a descobrir coisas que eu não tinha noção, como por exemplo, os desenhos dos azulejos”.

Entrada é livre no dia 25 de Abril

“Tenho um painel pequeno que ele me deve ter dado para aí quando eu tinha 13 ou 14 anos, que tem os mesmos estilos de desenhos dos azulejos”, disse ainda. Por fim, os bilhetes para esta exposição custam dois euros e estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Palácio Anjos. No dia 25 de Abril, a entrada é livre. Esta mostra está aberta de terça a domingo, entre as 11h00 e as 18h00, e a última entrada é às 18h00. Para mais informações, poderá contactar o Palácio Anjos através do e-mail panjos@oeiras.pt ou pelo telefone 214 111 400.

Quer comentar a notícia que leu?