Nos dias 1 e 2 de abril, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) celebrou o quinto aniversário do passe Navegante, através das Jornadas Navegante, um evento gratuito de participação pública, que se realizou no Palácio Nacional de Queluz. Este encontro contou com a presença de vários especialistas, que debateram os desafios na área da Mobilidade, havendo ainda lugar para a assinatura de um protocolo entre a AML, TML e Metropolitano de Lisboa.
O Palácio Nacional de Queluz recebeu, nos dias 1 e 2 de abril, as Jornadas Navegante. O evento teve como objetivo assinalar o quinto aniversário da entrada em vigor do Passe Navegante, que revolucionou a mobilidade dentro da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Este evento foi promovido pela AML e Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), e contou com vários debates, nos quais participaram diversos especialistas na área da Mobilidade, tais como autoridades, operadores, entidades, especialistas e técnicos. Em conjunto, estes especialistas debateram novos contributos que possam ser relevantes para continuar a promover uma mobilidade mais sustentável. No total, estiveram presentes cerca de 25 oradores, de diversas instituições.
Algumas delas foram, por exemplo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, Câmaras Municipais de Sintra, Oeiras e Braga, e ainda das Comunidades Intermunicipais do Oeste, Lezíria do Tejo e Algarve. Também estiveram membros da TML, da Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, bem como funcionários do Metro do Porto, Metro do Mondego, Comissão Técnica Independente, Administração do Porto de Lisboa, Infraestruturas de Portugal, DECO e Fundação Mestre Casais. Em conjunto, estas entidades debateram algumas ideias sobre os desafios na área da mobilidade, não só na AML, mas também em várias comunidades intermunicipais do país.
AML e TML assinam protocolo com o Metro de Lisboa
No final da manhã do dia 2 de abril, foi assinado um protocolo entre a AML, a TML e o Metropolitano de Lisboa, no sentido de melhorar “a relação institucional” que existe entre as três entidades, explicou no final da cerimónia a administradora da TML, Sónia Alegre, ao Olhares de Lisboa. “Há aqui vários projetos em curso na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito das infraestruturas, da mobilidade e dos transportes. No fundo, [o protocolo] serve para unir esforços, no âmbito do planeamento estratégico, em conjunto com a AML e o Metro, que é especialista em projetos de grande envergadura”, acrescenta. No fundo, o que este acordo irá permitir é que o Metropolitano de Lisboa possa partilhar o seu conhecimento para ajudar no desenvolvimento de obras estruturantes para a AML, como por exemplo, o LIOS ou a expansão do Metro Transportes do Sul, entre outras.
“Vamos juntar aquilo que é o planeamento estratégico na área da mobilidade com a concretização desses estudos”, disse ainda Sónia Alegre, adiantando que este acordo não tem custos envolvidos. “Neste momento, é só um acordo de cooperação, não tem financiamentos associados”, explica a responsável, que espera que, com esta parceria, se possa trabalhar melhor para um propósito comum, ou seja, “melhorar a vida das pessoas e trabalhar na coesão económica e social”. Sobre os cinco anos do passe Navegante, a administradora da TML considera que esta medida permitiu “uma grande transformação” e uma “melhoria muito significativa ao nível da Mobilidade na AML”, embora admita que ainda haja muito a fazer.
“Precisamos continuar a ajustar a oferta à procura que vai existindo, não basta só baixar os preços, é também preciso depois que os autocarros sejam cómodos, sejam fiáveis, os horários sejam cumpridos e, portanto, todo esse trabalho ainda existe para fazer e para melhorar”, acrescentou a responsável, durante as Jornadas Navegante.
Mais de 610 mil pessoas circulam na Carris Metropolitana diariamente
O passe Navegante entrou em vigor a 1 de abril de 2019, e simplificou o sistema tarifário e de bilhética, acabando com os cerca de 7700 modalidades que existiam até então. Atualmente, existem apenas dois tipos de assinatura mensal – Navegante Municipal e Navegante Metropolitano. O último permite a circulação em todos os 18 concelhos da AML. Com esta medida, foi possível melhorar a mobilidade na região e atrair mais pessoas para o uso do transporte público. Em 2023, a AML registou 608 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 13,6% face a 2022.
No ano passado, registou-se ainda a entrada da operação da Carris Metropolitana, que, nos primeiros 12 meses realizou mais de 21 mil serviços, assegurados por cerca de 1700 autocarros, em toda a AML. Atualmente, são mais de três mil os trabalhadores que garantem a operação da Carris Metropolitana. Nos primeiros três meses de 2024, esta empresa já registou mais de 610 mil passageiros transportados por dia, sendo que, em janeiro, foram 13,6 milhões de utentes, mais 4,1 milhões do que no período homólogo.