Tejo é “Rei” nas Marchas de Lisboa

Já são conhecidos os temas de cada uma das Marchas Populares de Lisboa em 2024. O concurso regressa à Altice Arena nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, e à Avenida da Liberdade de 12 para 13 de junho. Como habitualmente, irão estar 20 marchas a concurso, mais três extraconcurso. As marchas que vão participar, este ano, são os bairros de Alcântara, Madragoa, São Vicente, Mouraria, Bica, Olivais, Boavista, Alfama, Alto do Pina, Bela Flor/Campolide, Bairro Alto, Castelo, Belém, Carnide, Graça, Lumiar, Marvila, Penha de França, Baixa e Santa Engrácia.

Faltam menos de duas semanas para as exibições das Marchas Populares 2024 no Altice Arena, agendadas para os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. Como já é habitual, vão participar 20 bairros lisboetas, a que se juntam as três marchas extraconcurso – Voz do Operário, Mercados e Santa Casa. As marchas voltam a desfilar, desta vez, na Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho.

Este ano, as 20 marchas em competição são as dos bairros de Alcântara, Madragoa, São Vicente, Mouraria, Bica, Olivais, Boavista, Alfama, Alto do Pina, Bela Flor/Campolide, Bairro Alto, Castelo, Belém, Carnide, Graça, Lumiar, Marvila, Penha de França, Baixa e Santa Engrácia.

Já há padrinhos

A EGEAC, agora Lisboa Cultura, divulgou, esta terça-feira, os nomes dos padrinhos e os temas de cada uma das marchas que vão participar no concurso das Marchas Populares de Lisboa em 2024, que têm como tema central ‘O Tejo

Conheça a letra da Grande Marcha 2024

Assim, a Marcha de Alcântara terá o Leandro e a Maria como mascotes, e conta novamente com o ator Pedro Granger e a jornalista Ana Sofia Cardoso a assumirem o papel de padrinhos. Vítor Kpez será o ensaiador, enquanto Fauze EL Kadre cuidará dos figurinos. Francisco Ferreira é o coordenador da marcha, e os letristas são David Ferreira e Jorge Pacheco Ramos. O tema é ‘Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta‘.

Por sua vez, a Marcha da Madragoa terá Maria e Lourenço como mascotes, e conta, uma vez mais, com Mariana Peres e João Medeiros a darem vida às letras e músicas, contando ainda com o apoio de José Condinho. João Medeiros é o coreógrafo, figurinista e cenógrafo, contando, nestes dois últimos cargos, com o apoio de Fauze El Kadre. Os padrinhos são novamente a influenciadora digital Ana Martins e o ator Bruno Cabrerizo e o tema, em 2024, será ‘O meu coração é teu‘.

Em São Vicente, o tema da marcha será ‘São Vicente, o padroeiro‘, e as mascotes são a Maria e o Enzo. A coreográfa é Sofia Pereira e uma das letras foi escrita por Flávio Gil. Os atores Gabriela Barros e Jorge Mourato são os padrinhos. Bruno Santos é coordenador da marcha, e Nuno Gama terá a seu cargo os figurinos. Já a cenografia ficará com os Proeasy Design, e Gimba será o responsável pelas músicas e uma das letras.

Na Marcha da Mouraria, as coreografias são de José Carlos Mascarenhas, e Ruben Madureira e Sissi Martins serão os padrinhos. Mónica Machado será a porta-estandarte, Tiago Pacheco cuidará do figurino e da cenografia, e Carlos Dionísio será o responsável pelas músicas. O tema é ‘O nosso orgulho, Mouraria!‘.


A marcha vencedora de 2023, a Bica, terá, uma vez mais a atriz Débora Monteiro como madrinha, e que estará acompanhado do ator Bruno Madeira. O tema será ‘Há festa na Bica‘ e as coreografias são da responsabilidade de Marco Mercier. Os mascotes são a Mariana e o Dinis e o ensaiador é Américo Silva. Dino Alves, mais uma vez, encarregar-se-á dos figurinos.

As marchas

A Marcha dos Olivais terá como mascotes Duarte Barros e Alícia Gomes. Os padrinhos serão Paulo Battista e Sara Norte, e a ensaiadora será Sara Brandão. Por sua vez, Hugo Barros será o figurinista e cenógrafo desta marcha, que terá o tema ‘Olivais, o pão de cada dia‘.

No Alto do Pina, Teresa Guilherme e António Camelier são os padrinhos da marcha, que terá como tema ‘Fomos nós os pioneiros‘. Os ensaiadores são Bruno Vidal e José Taveira, Gucca Coutinho e Ana Marques são os figurinistas. As mascotes são Maria Rita e Daniel Campos.

Na Marcha do Bairro Alto, Sónia Brazão será, uma vez mais a madrinha, e os mascotes serão Cristiano Fernandes e Maria Leonor Sousa. O tema é ‘A luz do meu Bairro‘. Em homenagem ao ator Luís Aleluia, já falecido, e que no no ano passado foi padrinho da marcha, este ano a marcha do Bairro Alto decidiu não convidar ninguém para o substituir. Ensaiador e coreografo Dino Carvalho e Carla Fonseca; figurinista: Paulo Miranda; e Cenografia:  José Condessa.

A Marcha do Castelo terá Carla Pereira como figurinista e Joana Machado Madeira e Zé Lopes como padrinhos. Os mascotes são a Clara Gomes e o Duarte Santos e as letras serão de Miguel Dias e José Vala Roberto. Ana Raquel Carneiro é a ensaiadora desta marcha, que tem como tema ‘Noites mouras no Castelo‘.

Em Alfama, os padrinhos são novamente a fadista Raquel Tavares e o apresentador João Baião, sendo que as músicas ficarão a cargo de Raquel Tavares, Marino de Freitas e Carlos Dionísio. A fadista é também responsável pelas letras, em parceria com Maria do Rosário Pedreira. Vanessa Rocha é, outra vez, a ensaiadora e coreógrafa da Marcha de Alfama, que conta com cenografia e figurinos de Nuno Lopes. O tema é ‘Meu amor marinheiro‘.

No Lumiar, os padrinhos serão novamente o comentador social Flávio Furtado e a influenciadora digital Bruna Gomes e o tema escolhido é ‘Andam corvos em Lisboa!‘. O ensaiado é (a confirmar) a coreografia esta a cargo de (a confirmar) e os mascotes (a confirmar)

Na Marcha da Penha de França, as coreografias são de Jonas Paquete, os figurinos de Fauze El Kadre e do Atelier Aurea Stella e a cenografia dos Pro Easy. As letras e músicas, respetivamente, são de Joana Dionísio e Carlos Dionísio. Os padrinhos serão novamente os cantores Salomé Caldeira e Rui Andrade e o tema é ‘Amor e uma taverna‘.

Na Baixa, os padrinhos serão Zulmira Garrido e Hugo Mendes e o ensaiador Bruno Frazão. O tema é ‘Um lugar, um mercado, uma praça…‘. Ensaiador, coreografo e figurinista Bruno Frazão. Mascotes (a confirmar)

A Marcha da Bela Flor/Campolide, terá como padrinhos a atriz Marta Gil e o apresentador Idevor Mendonça. Já o ensaiador e coreógrafo é Leandro Portelinha, e os mascotes a Caetana e o Lourenço. As letras serão de Nádia Correia, a cenografia de Daniel Oliveira, e a coordenadora é Carla Quaresma. A porta-estandarte é Maria do Céu Tomás e o tema é ‘Lavadeiras e moleiros‘.

A Marcha de Santa Engrácia terá como padrinhos Francisco Monteiro, vencedor do ‘Big Brother’, e a antiga apresentadora Merche Romero. Bruno Barros e Sofia Silva são os ensaiadores da marcha, que tem como tema ‘A tua calçada é o meu bordado‘. Mascotes: Ariana Daniel e Lourenço Silva.

No Bairro da Boavista, os padrinhos são Mané Ribeiro e (a confirmar) o tema anunciado é ‘Rainhas e calceteiros com ar de namoradeiros‘. Ensaiador/ coreógrafo João Lopes; Figurinista Paulo Miranda. Mascotes Catalaya Real e Santiago Almeida.

A Marcha de Belém terá como tema ‘Lisboa dos mexericos‘ e os padrinhos são Joana Franco e Gonçalo Salgueiro. Ensaiador, figurinista e coreografo é Mário Ferreira, as mascotes são Matilde Gonçalves e Pedro Barroso.

Em Carnide, os padrinhos serão Margarida Antunes e Nuno Nolasco, e o tema é ‘Nas pedras da tua rua deixei o meu coração‘. Ensaiador é (a confirmar) , a coreografia é da responsabilidade de (a confirmar)

Na Graça, o tema será ‘A Graça veste-se de azulejo e filigrana‘ e terá os padrinhos Catarina Siqueira e Quimbé. Figurinista Vasco Cruz; Ensaiador e coreografo: Tinita e Alexandre Trindade. Mascotes: Leonor Melo e Breyner Silva

A Marcha de Marvila terá Luciana Abreu e Matay como padrinhos e o tema é ‘Nas asas do presságio, Marvila relembra a tradição!’. O ensaiador e coreografo é Paulo Jesus; figurinista Paulo Miranda; mascotes: Liana Silva e Guilherme PInto.

As marchas extraconcurso voltam a ser a Marcha Infantil da Voz do Operário, Mercados e Santa Casa. A primeira tem como tema os ‘50 anos do 25 de Abril‘ e conta com os padrinhos a atriz Benedita Pereira e Hélder Afonso. Já a Marcha dos Mercados tem o tema ‘Vendem-se frutas e nascem romances: os Mercados nas ruas de Lisboa‘, e tem Sílvia Sousa e João de Carvalho como padrinhos. Por fim, a Marcha Santa Casa tem como tema ‘Santa Casa de mãos dadas com a cidade’, sendo apadrinhada pela atriz Liliana Santos e o comentador social Pedro Crispim.

Todos ao Altice Arena

Nas exibições na Altice Arena, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, o primeiro dia contará com a participação das marchas Infantil “A Voz do Operário”, Marvila, Baixa, Alfama, Alcântara, Penha de França, Alto do Pina e Castelo, por esta ordem.

Já no sábado, 1 de junho, apresentam-se as marchas dos Mercados, Lumiar, Bairro Alto, Belém, Bela Flor-Campolide, Santa Engrácia, Bairro da Boavista, e Graça. O terceiro e último dia de exibições terá as marchas da Santa Casa, Olivais, Bica, Carnide, Mouraria, São Vicente e Madragoa.

As exibições começam, nos três dias, sempre às 21h00, à mesma hora que terá início o desfile na Avenida da Liberdade, a 12 de junho.

O alinhamento é Dança de Dragão, Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, Marcha Infantil “A Voz do Operário”, Mercados, Santa Casa, Olivais, Alfama, Baixa, Santa Engrácia, Carnide, Castelo, Bela Flor-Campolide, Alcântara, Bica, Madragoa, São Vicente, Bairro da Boavista, Bairro Alto, Graça, Alto do Pina, Belém, Marvila, Penha de França, Mouraria e Lumiar.

As Marchas Populares de Lisboa estão integradas na programação das Festas de Lisboa, apresentada esta terça-feira na Praça do Município.

N.R: Notícia atualizada dia 30/5/ 24 às 21h43

 

Quer comentar a notícia que leu?