‘Alma de Lisboa’ é o tema das Marchas Populares em 2025

Foram entregues, na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro, os prémios referentes à edição de 2024 das Marchas Populares de Lisboa. Na mesma cerimónia, foi também revelado o tema da Grande Marcha de Lisboa, que será ‘Alma de Lisboa’.

‘Alma de Lisboa’ é o tema da Grande Marcha de Lisboa, tema que terá de ser interpretado, em 2025, por todas as Marchas Populares a concurso. As exibições na MEO Arena estão marcadas para os dias 30 e 31 de maio, e 1 de junho, e na noite de 12 para 13 de junho na Avenida da Liberdade. O tema foi revelado na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro, pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, na cerimónia de entrega dos prémios referentes à edição de 2024, que sagrou a Marcha de Alcântara como a grande vencedora. ‘Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta’ foi o tema escolhido por Alcântara, inspirado na arte de pintores e artistas que encontram no bairro de Alcântara um espaço para se expressarem.

Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila e em terceiro a Marcha de Alfama. Os prémios de Melhor Coreografia e de Melhor Cenografia foram entregues às Marchas de Alcântara e de Marvila, que também venceram o Melhor Figurino, a par com a Marcha de Alfama. Alfama também venceu a Melhor Letra, juntamente com a Marcha do Alto do Pina, sendo que a Melhor Musicalidade foi para a Marcha da Madragoa. A Melhor Composição Original foi entregue a ‘Há festa na Bica’, da Marcha da Bica, e ‘Welcome! Bem-vindos à Mouraria!’, da Marcha da Mouraria. Já o Melhor Desfile na Avenida foi entregue à marcha vencedora, Alcântara.

‘O Tejo’ foi o tema da Grande Marcha em 2024

O tema da Grande Marcha, em 2024, foi ‘O Tejo’. Para a edição de 2025, foram apresentadas 24 candidaturas, além das habituais marchas extraconcurso, nomeadamente a Marcha Infantil ‘A Voz do Operário’, a Marcha dos Mercados, e a Marcha da Santa Casa. Destas, 19 foram apresentadas por coletividades que participaram na edição de 2024 e cinco pelas coletividades organizadoras das Marchas da Ajuda, Beato, Benfica, Campo de Ourique e São Domingos de Benfica. Do sorteio para o apuramento das 20 marchas, foram escolhidas as Marchas de Benfica (que participou em 2018), do Beato (que participou em 2019) e de São Domingos de Benfica (que participou em 2023).

Estas marchas vão-se juntar, em 2025, às marchas classificadas nos primeiros 17 lugares da edição de 2024, que ficam apuradas automaticamente para o ano seguinte. A 30 de maio, primeiro dia da exibição no MEO Arena, desfilam as Marchas Infantil ‘A Voz do Operário’, Lumiar, São Vicente, Mouraria, Graça, Bairro da Boavista, Bela Flor-Campolide e Marvila. O segundo dia terá a Marcha dos Mercados e as Marchas da Bica, Penha de França, Carnide, Alfama, Bairro Alto, Alto do Pina e São Domingos de Benfica. O último dia terá a Marcha da Santa Casa, Castelo, Beato, Alcântara, Olivais, Benfica e Madragoa. As três marchas extraconcurso e as restantes 20 marchas voltam a desfilar, desta vez na Avenida da Liberdade, de 12 para 13 de junho.

Quer comentar a notícia que leu?