Presidente da Câmara de Loures visitou a obra da nova escola da Portela da Azóia  

Ricardo Leão visitou a obra da nova Escola da Portela da Azóia e acompanhou a apresentação do estudo prévio de requalificação da Escola Básica de Santa Iria da Azóia.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, visitou, no dia 9 de abril, as obras da futura Escola Básica da Portela de Azóia, na freguesia de Santa Iria de Azóia.

Na visita à construção da nova escola, o presidente da Câmara esteve acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Pedro Gonçalves, e pôde constatar o avanço dos trabalhos, que já permitem visualizar a organização dos diferentes espaços escolares. “Esta é uma escola importante, que reforça a rede pública, e de facto a Portela de Azóia já há muito que precisava desta infraestrutura”, sublinhou Ricardo Leão.

O novo edifício terá, no piso térreo, três salas de jardim de infância, duas salas de ATL, sala de auxiliares, instalações sanitárias, receção, cozinha, refeitório e espaço exterior de recreio. O primeiro piso, contará com oito salas de aula para o 1.º ciclo, salas de professores, reuniões e apoio, biblioteca, ginásio polivalente, recreio infantil e um campo de jogos coberto com bancadas. A nova infraestrutura irá acolher mais de 200 alunos e reforçar a resposta educativa no concelho. A conclusão da obra está prevista para janeiro de 2026.

Requalificação da Escola Básica

Ricardo Leão esteve também presente na apresentação do estudo prévio para a remodelação e ampliação da Escola Básica de Santa Iria de Azóia, construída na década de 1980, onde ficou a saber que a intervenção na Escola Básica de Santa Iria de Azóia será feita em duas fases e inclui requalificação estrutural e funcional dos blocos escolares, com criação de novas salas, uma sala LED, espaços adaptados a alunos com necessidades especiais e modernização dos espaços exteriores — como telheiros, rampas, pavimentos ecológicos, refeitório e auditório.

Para garantir o normal funcionamento da escola durante as obras, serão instalados módulos provisórios. Na primeira fase, as obras decorrem nos blocos A, B, E, e no polidesportivo, com funcionamento das aulas nos blocos C, D e balneários. Na segunda fase serão intervencionados os blocos C, D e balneários.

 

O autarca aproveitou para agradecer “a toda a comunidade educativa” pelo empenho e colaboração com o Executivo.

Quer comentar a notícia que leu?