A candidata da coligação “As Pessoas Sempre – PS/Livre” fez uma ação de campanha inédita em Portugal. Durante 24 horas, Ana Mendes Godinho andou a bater às portas de bombeiros, dos trabalhadores da higiene urbana, profissionais de saúde, padeiros, empresários das pedreiras, visitou estações de comboio, comeu em roulottes, dançou, cantou, mas, acima de tudo, ouviu os anseios dos sintrenses e deu respostas para os seus problemas.
Ana Mendes Godinho iniciou uma ação de campanha inédita “24 Horas Sem Parar” em Sintra. Mantendo a dinâmica de proximidade que caracteriza a candidata a presidente da Câmara Municipal de Sintra e todo o programa que pretende implementar com a Coligação “As Pessoas Sempre – PS/Livre”, Ana Mendes Godinho cumpriu uma verdadeira maratona de campanha no dia 9 de outubro.
A maratona intitulada “24 Horas de Vida em Sintra” arrancou do Palácio de Queluz, com a presença de muitos candidatos, de João Soares, número 1 à lista da Assembleia Municipal, e do eurodeputado Bruno Gonçalves.
A caravana com dezenas de viaturas percorreu a A16 com balões iluminados, recordando assim um dos compromissos emblemáticos do projeto que Ana Mendes Godinho apresenta a Sintra: o fim das portagens na A16 para quem aqui vive e trabalha, “aliviando o bolso das famílias e contribuindo para o descongestionamento do IC19”.
“Pedro Passos Coelho veio hoje a Sintra dizer que queria acabar com as linhas vermelhas entre o PSD e o Chega. Mas para os Sintrenses, a única linha vermelha que interessa é aquela que vamos passar por cima das portagens da A16”, disse o eurodeputado Bruno Gonçalves.
Encontros com vários setores profissionais
Seguiram-se encontros com equipas de higiene urbana, com polícias, bombeiros, profissionais de saúde, padeiros e indústria alimentar.
“Estamos junto das pessoas que, todos os dias trabalham para garantir que tudo funciona: com quem recolhe o lixo, com quem garante as nossas funções de segurança; no novo hospital de Sintra, onde centenas de pessoas estão diariamente ao serviço dos outros”, explica Ana Mendes Godinho.
Já a noite se tinha ido deitar, mas a candidata socialista, que amigos e camaradas de partido dizem ter uma energia inesgotável, não deu tréguas à sua equipa de campanha. Após comer numa das roulottes do concelho, seguiu para um encontro com ex-ministro. Às 9h, a candidata esteve com Duarte Cordeiro, na estação de Algueirão Mem-Martins – o antigo ministro do Ambiente é mais uma figura nacional que veio apoiar a candidata que está em Sintra para fazer.
Depois da reunião com Duarte Cordeiro, a caravana partiu para uma arruada pela freguesia ao som do hino da campanha. As 24 horas prosseguiram com visita a empresas do concelho, nomeadamente da indústria da pedra, clubes recreativos e desportivos, uma escola.
Manuela Eanes, Isabel Soares e Mário Centeno apoiam Ana Mendes Godinho
Manuela Ramalho Eanes, Mário Centeno e Isabel Soares (filha de Mário Soares) declararam publicamente o seu apoio a Ana Godinho, candidata à residência da Câmara Municipal de Sintra.
A antiga primeira-dama, Manuela Ramalho Eanes, sublinhou a sua “grande admiração por Ana Mendes Godinho, pelo seu trabalho sério e empenhado na área social”, enquanto Ministra do Trabalho e da Segurança Social.
Para Mário Centeno, anterior Governador do Banco de Portugal, “Ana Mendes Godinho é a candidata com respostas concretas e um programa de futuro para Sintra”.
Já Isabel Soares considera que “Ana Mendes Godinho é uma mulher com provas dadas, dinâmica e inteligente, e que pensa nas pessoas, sempre”.
Num vídeo de apoio, Isabel Soares destaca que, “num dos concelhos mais populosos do país, ela pensa em melhores transportes, mais habitação, melhor higiene urbana e melhor segurança. É muito importante votar na coligação As Pessoas, sempre.”
A filha do antigo presidente da República e fundador do PS recorda, ainda, que a “coligação de direita já disse que não há linhas vermelhas e que vai aliar-se no dia seguinte à extrema-direita”, apelando ao voto na coligação entre PS e Livre à Câmara Municipal de Sintra.
Ana Mendes Godinho à frente nas intenções de voto
A candidata a presidente da Câmara Municipal de Sintra pela coligação PS/Livre segue em primeiro lugar na última sondagem conhecida antes das eleições de 12 de outubro.
De acordo com a Aximage, 35% dos inquiridos declararam o seu voto em Ana Mendes Godinho. Marco Almeida, candidato pelo PSD/IL/PAN, tem 31,9% das intenções de voto, Rita Matias, do Chega, 21,9%, e Pedro Ventura, da CDU, 6,8%.
Maurício Rodrigues (CDS/PPM/ADN) e Tânia Russo (BE) reúnem 1,1% das intenções de voto cada um.