Hugo Moreira Luís é o novo presidente da Câmara Municipal de Mafra. O ex-autarca social-democrata, que se candidatou como independente após a perda de confiança política por parte do partido de Luís Montenegro, obteve 33,49% dos votos e elegeu quatro mandatos. É a primeira vez que o PSD perde as eleições no concelho desde 2017. A candidatura social-democrata, liderada por José Bizarro, conseguiu 33.15% dos votos e três vereações.
Hugo Moreira Luís foi eleito presidente da Câmara Municipal de Mafra como candidato independente. Este resultado das eleições autárquicas de 2025 marca uma uma viragem inédita na política local – após 43 anos de domínio do Partido Social Democrata –, abrindo janelas para novas dinâmicas na política local, com potenciais repercussões nas relações institucionais e na governação do município.
Hugo Moreira Luís apresentou-se e foi eleito como candidato independente, após uma cisão com o PSD que resultou na retirada da confiança política do partido e numa ruptura formal entre o autarca e a estrutura social-democrata local.
A decisão de avançar independentemente ocorreu após o PSD escolher outro candidato oficial, José Bizarro, conduzindo a um contexto da crise política nos meses que antecederam o acto eleitoral.
Esta cisão entre Hugo Moreira Luís – na presidência da Câmara Municipal desde Julho de 2024, após a renúncia de Hélder Sousa Silva, eleito como Eurodeputado – e o PSD, incluiu nomeadamente a retirada de competências ao presidente por parte dos vereadores do partido.
Hugo Moreira obteve 33,49% dos votos, o equivalente a 4 mandatos. O PPD/PSD ficou em 2º lugar, com 33,15% (14.248 votos) e 3 mandatos. O Partido Socialista (PS) obteve 13,10% (5.629 votos) e 1 mandato. O Chega (CH) alcançou 11,38% (4.891 votos), garantindo igualmente 1 mandato.
Nas suas redes sociais, Hugo Moreira Luís partilhou o seguinte texto: “Ganhámos, Mafra. Ganhámos porque nunca desistimos de acreditar que é possível fazer diferente – com dignidade, com verdade e com amor pelas pessoas. Esta vitória é de todos os que deram o melhor de si, sem medos, sem desistir dos princípios. Hoje, fizemos história. Viva o concelho de Mafra!”.
A Assembleia Municipal de Mafra mantém-se sob a liderança do PSD, com Aldevina Rodrigues eleita presidente deste órgão autárquico, o que reflecte a actual fragmentação política no município.