A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos e a Bedeteca da Amadora promovem, em janeiro de 2026, uma vasta programação cultural destinada a diferentes públicos, com atividades que incluem horas do conto, oficinas, exposições, apresentações de livros e tertúlias.
Para escolas, as atividades realizam-se de segunda a sexta-feira, nos períodos das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h00, com sessões na Sala Infantojuvenil e na Bedeteca. Entre as propostas estão horas do conto como “A lagartinha muito comilona”, seguida de oficina para fazer uma lagartinha em massa de sal, destinada a crianças dos 18 aos 36 meses, e a leitura de histórias como “Por uma mosca de nada”, “Pete the Cat and his four groovy buttons” em inglês/bilingue, e recontos do mundo como a versão chinesa “A semente do Imperador” e a história dinamarquesa “Polegarzinha”. Todas as oficinas têm um custo de 5 euros por turma, exceto para escolas públicas do município e instituições de solidariedade social, para as quais são gratuitas até ao limite de duas atividades por turma ou utente.
Outras atividades para escolas incluem oficinas diversas como desenhar com carimbos, experiências científicas, montagem de marcadores, criação de murais da diversidade, jogos de situações sobre competências socioemocionais e construção de livros de banda desenhada. No dia 20 de janeiro, realiza-se a apresentação do livro de Mariam Gonçalves, destinada a alunos do 1º ciclo, com entrada gratuita.
Para o público em geral e famílias, destacam-se os “Sábados em família na Ludoteca e Bedeteca”, com horas do conto e oficinas para crianças a partir dos 3 anos e bebés dos 18 aos 36 meses. As sessões decorrem em várias datas ao longo do mês, com um custo de 3 euros por criança e entrada gratuita para acompanhantes. Também haverá apresentações de livros abertas ao público, como o “Desejo-te Vida! – Crónicas de Viagens” por Ana Bela Dinis, no dia 13 de janeiro, e o “Manual de Implementação da Crise”, de Christoph Sauvage, no dia 27 de janeiro, ambos no Auditório Rogério Rodrigues, com entrada livre.
O apoio ao consumidor pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) realiza-se no dia 19 de janeiro, das 15h00 às 18h00, no Auditório Rogério Rodrigues, mediante marcação prévia e entrada gratuita. No mesmo dia à noite, realiza-se uma tertúlia literária dinamizada por Mariana Gomes Ribeiro, também com entrada livre.
Na Bedeteca, destaque para a inauguração, no dia 17 de janeiro às 16h00, da exposição “6ª Edição do Concurso Internacional de Banda Desenhada Avenida Marginal”, organizada em conjunto com a Associação Tentáculo. A iniciativa apresenta as melhores pranchas recebidas para o concurso trienal dedicado a autores de países lusófonos, com participação de autores de África, América e Europa. A exposição estará patente até 16 de maio, com entrada gratuita.
Outras atividades na Bedeteca incluem o Clube de Leitura de Banda Desenhada, no dia 24 de janeiro, o workshop “A história da BD”, no dia 31 de janeiro, e a exposição “Amor”, integrada no Festival Internacional de Banda Desenhada – Amadora BD 2025, disponível até final de janeiro.
As atividades culturais desenvolvem-se no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável e são preparadas para garantir acesso e envolvimento da comunidade. A inscrição prévia é necessária para a generalidade das atividades, realizada por e-mail ou telefone, exceto para tertúlias, exposições e apresentações livres.
O horário da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 10h00 às 18h00. A Bedeteca funciona no piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos nos mesmos horários durante a semana, com interrupção ao fim de semana de tarde. O espaço encerra aos domingos e feriados.
Em relação à programação, a Câmara Municipal da Amadora destaca que a iniciativa procura “aproximar a cultura dos diferentes públicos e fomentar a leitura e o conhecimento numa diversidade de formatos e idades”.










