As ruas da Penha de França vão ser palco de um Carnaval “à moda” da freguesia, cruzando a identidade local própria com as influências das terras de Vera Cruz, para dar expressão à diversidade cultural e à forte presença da comunidade brasileira no território. A autarquia destaca que é objetivo promover a ideia de “comunidade”, juntando as várias gerações de vizinhos da Penha de França.
A Junta de Freguesia da Penha de França está a promover o Carnaval “A Penha Qui Nem Jiló”, um evento gratuito, genuinamente local e profundamente ligado à ideia de comunidade, pensado para juntar famílias, vizinhos, várias gerações e culturas no espaço público.
De acordo com a autarquia, trata-se de um Carnaval de proximidade, popular e multicultural, que cruza música, movimento, cor e encontro, “afirmando a Penha de França como um território vivo, diverso e aberto. Um Carnaval onde ninguém vai ficar de fora”.
Inspiração brasileira
O evento assume uma identidade própria, inspirada no Carnaval de rua brasileiro e na vivência quotidiana da freguesia, valorizando a convivência intergeracional, a diversidade cultural (com forte presença da comunidade brasileira), a ocupação positiva do espaço público, e a criação de um momento de alegria coletiva, seguro e inclusivo.
Para a Junta de Freguesia da Penha de França, o Carnaval “A Penha Qui Nem Jiló” representa mais do que uma celebração pontual, “afirma-se como um marco identitário da nossa freguesia: um Carnaval que pertence a quem cá mora e que convida a cidade a participar”.
O Carnaval “A Penha Qui Nem Jiló” vai para a rua no dia 15 de fevereiro, às 15h00, e o ponto de encontro está marcado para o Largo da Igreja da Penha de França, em Lisboa.




