O Festival do Caracol Saloio 2026, um dos maiores festivais gastronómicos do país, que decorreu entre 25 de junho e 12 de julho, no Parque Verde do LoureShopping, encerrou ontem com mais de 140 mil visitantes, afirmando Loures como capital nacional desta iguaria. O vereador do turismo do Município de Loures, André Antunes, destacou os milhares de visitantes e o record de consumos de caracóis e de bebidas durante o evento.
Durante 18 dias dedicados à gastronomia, milhares de pessoas passaram pelo recinto para provar mais de 60 especialidades confecionadas pelas 10 tasquinhas participantes, numa edição marcada pela criatividade e pela forte adesão do público.
Durante a sessão de encerramento, o vereador com o pelouro do turismo, André Antunes, destacou os milhares de visitantes, as toneladas de caracóis e os sorrisos que fizeram deste evento “não só um dos maiores do país, mas certamente o melhor da especialidade”. Sublinhou ainda que “este foi um ano em que batemos todos os recordes de consumo, tanto de caracóis como de bebidas, o que demonstra bem a projeção nacional que o festival já alcançou”. Esta foi, aliás, a maior edição de sempre em termos de consumo de caracol e de bebidas.
Num momento simbólico, o vereador entregou os certificados de participação às dez tasquinhas que integraram a edição deste ano: A Tina, Briónia, Churrasqueira Ideal de Loures, Hamburgueria Criativa, Ímpar, Ludecénio, O Folhadinho, Retiro do Minhoto, Sabores Vibrantes e Tasca do Kim.
A edição de 2026 voltou a surpreender com propostas como Sushi de Caracol, Ovos Rotos com Caracol, Feijoada de Caracoleta ou Caracoleta à Bulhão Pato, além dos clássicos que nunca falham. O recinto contou ainda com street food, artesanato, produtos regionais, animação infantil, espetáculos musicais diários e o acolhedor Wine Lounge, dedicado aos vinhos DOC da Região Demarcada de Bucelas.


