Num dia marcado pela ausência do sol e com temperaturas a rondar os 20 graus, arrancou a época balnear nas seis praias do concelho de Oeiras, com um sistema de semáforos, uma nova reorganização dos areais e um reforço da higienização.
Arrancou ontem, dia 1 de junho, na praia de Santo Amaro, a época balnear em Oeiras com reforço de higienização, equipamentos sanitários, sistema de semáforos e o projeto “Praia Acessível”, para pessoas com mobilidade reduzida, que no ano passado contou com a participação de 870 utentes. Pelo segundo ano consecutivo, Oeiras tem todas as suas praias oficiais (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), com Bandeira Azul.
Segundo Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, este ano há um reforço de higienização e equipamentos sanitários em todas as praias, com um investimento de 900 mil euros, salientando que as expectativas «são boas, uma vez que estas áreas são seguras, cumprem todas as regras e têm conforto».
«Este ano vamos também manter na praia de Santo Amaro o projeto ‘Praia Acessível’ para permitir que as pessoas com mobilidade reduzida possam utilizar as praias em segurança. No ano passado tivemos 870 utentes», revelou o autarca.
«No ano passado tivemos biblioteca em Paços de Arcos e este ano temos nas praias todas. Naturalmente mantemos as regras de segurança e os torniquetes de controlo das pessoas na praia que continua a estar limitado no número de utentes», disse o autarca.
Reforço da Higienização
Segundo Isaltino Morais, há um reforço de higienização e equipamentos sanitários, no contexto da pandemia de covid-19, e os equipamentos de deposição de resíduos terão uma limpeza e desinfeção diária.
Isaltino Morais destacou também que, à semelhança do ano passado, a Câmara vai continuar a ajudar os concessionários, suportando as despesas salariais dos 21 nadadores-salvadores contratados: «Nós entendemos que deveríamos assumir a responsabilidade, compreendendo os prejuízos que os concessionários tiveram por via da pandemia de covid-19».
«A novidade no próximo ano vai ser dotar em 2022 aquelas praias com equipamento adequado para que as pessoas tenham mais algum conforto e segurança», destacou.
O presidente do município mostrou-se ainda orgulhoso pelo facto da Praia de Santo Amaro ter sido agraciada com o galardão Qualidade de Ouro. «Este é um galardão que distingue a qualidade da água balnear. É que a Bandeira Azul deve-se à qualidade da areia, à qualidade da água, à qualidade dos equipamentos e às condições de segurança. Tudo isso conta para a atribuição da bandeira azul” explicou mas frisou o papel principal da água na atribuição deste prémio.” É extraordinário receber um galardão pela excelência da nossa água. É importante ter em conta o estado que há 20 anos, estava esta e todas as ribeiras deste concelho», defendeu o autarca, acrescentando que Oeiras tem grandes potencialidades turísticas.
Isaltino Morai anunciou que, «está já em preparação o reforço da iluminação pública ao longo do Passeio Marítimo entre a Praia de Santo Amaro e a Praia da Torre. O mesmo vai acontecer no Dafundo».
O autarca anunciou que vão surgir novos equipamentos infantis em todas as praias bem como a revitalização de outros areais em que a água não tem a qualidade exigida. Essas zonas passarão a ter condições para serem utilizadas do ponto de vista do lazer e da exposição solar. Para que tal aconteça algumas intervenções, adotadas do equipamento necessário, vão ser levadas a cabo pelo município de modo a que, em 2022, possam também ser utilizadas pelo público.