A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) comemora o Dia Internacional da Floresta e a chegada da Primavera, esta terça-feira, dia 21 de março, com a plantação de mais de mil árvores e arbustos em espaços verdes localizados nas cinco freguesias do concelho.
Esta ação vai contar com cerca de 800 pessoas. Por sua vez, estas dizem respeito a alunos das escolas do 1º ensino básico e das universidades seniores. Contudo, também os trabalhadores de empresas sediadas no concelho foram convidados a participar na iniciativa. No total, serão plantadas 1100 árvores e arbustos, entre as 9h30 e as 12h00.
Por sua vez, o Parque Urbano da Terrugem, em Paço de Arcos; o talude da Rua José Augusto Seabra; em Queijas, e o talude contíguo à rotunda localizada na Rua Helena de Sá e Costa, em Carnaxide, serão alguns dos locais onde irão ser plantadas estas árvores e arbustos.
Ao mesmo tempo, também o talude atrás da Praceta Alfredo de Sousa, em Algés; e a Rua da Cooperativa do Pessoal da Fábrica da Pólvora de Barcarena, recebem a iniciativa. Contudo, também a freguesia de Porto Salvo irá receber esta plantação. Esta terá lugar junto ao reservatório de Vila Fria, na Rua Ary dos Santos.
O presidente da CMO, Isaltino Morais, vai estar presente nesta atividade e irá passar pelos seguintes locais: Rua Júlio Dantas, em Queijas; Traseiras da Praceta Prof. Alfredo Sousa, em Algés; e ainda no Parque Urbano da Terrugem, em Paço de Arcos.
Câmara de Oeiras quer plantar seis mil árvores por ano no concelho até 2025
Por sua vez, e de acordo com a autarquia, esta iniciativa surge no âmbito do Plano Municipal de Arborização da CMO. Ou seja, este plano visa tornar o território mais verde, ecológico e sustentável. No mesmo sentido, as árvores têm ainda uma especial importância no espaço urbano, uma vez que contribuem para a qualidade de vida dos cidadãos.
Em Oeiras, há cerca de 770 hectares de área verde, o que corresponde a uma capitação de 43m/habitante. Por fim, a Câmara Municipal plantou, entre 2018 e 2021, 7500 novas árvores, das quais 1200 em espaço urbano. Até 2025, a autarquia prevê plantar cerca de seis mil árvores por ano.