Durante todo o mês de abril, a Câmara Municipal da Amadora vai celebrar os 49 anos do 25 de abril com um conjunto de iniciativas. Estas, por sua vez, têm um caráter lúdico-cultural, e envolvem espetáculos de música e dança, exposições e outras atividades.
A autarquia da Amadora vai celebrar esta data com o concerto de Capicua, no dia 22 de abril. A artista vai subir ao palco do Cineteatro D. João V para um espetáculo imperdível e para receber o Prémio José Afonso 2021.
Contudo, as comemorações prosseguem com os Quorum Ballet nos dias 14 e 15 de abril, nos Recreios da Amadora. O grupo irá apresentar o espetáculo “Dragão”, “uma peça inspirada no sonho, no improvável, num futuro de utopia”. O mesmo espaço vai receber, a 21 de abril, os João Afonso Trio (no Espaço Fernando Relvas), e ainda o Concerto 25 Abril com a Orquestra Gerashare (auditório dos Recreios da Amadora), a 23 de abril.
Exposições e atividades para crianças
Por outro lado, esta programação inclui ainda a exposição de outdoors “25 de Abril fora de portas!”. Esta mostra irá levar ilustrações originais de cinco ilustradoras portuguesas a vários locais da Amadora. Algumas das autoras destes trabalhos são Cristina Sampaio, Eduarda Lima, Filipa Beleza, Marta Nunes e Susa Monteiro.
Esta iniciativa pretende celebrar a liberdade e afirmar a Amadora como a capital nacional da banda desenhada. No entanto, e dentro desta programação, a Galeria Municipal Artur Bual acolhe a exposição “Figurações no Onírico”, com esculturas da amadorense Carmen dos Santos, a partir de 13 de abril, pelas 18h30. No mesmo sentido, a iniciativa vai também inaugurar “Edição Limitada”, uma exposição de fotografia de 66 fotojornalistas, a 20 de abril, às 18h30.
Os mais novos não foram esquecidos, e por isso, no dia 21 de abril, podem desfrutar na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos da “Hora do Conto”. Esta ação vai apresentar “História de uma flor”, de Matilde Rosa Araújo, e que antecede uma oficina. Por outro lado, as crianças poderão ainda ouvir a história “25 de Abril, o abril que nos fez”, de Alexandre Honrado, também seguida de uma oficina.
Este espaço cultural vai ainda promover a iniciativa “À Conversa com…Fernando Ribeiro”, com moderação de Nelson Nunes, no dia 20 de abril. Também no mesmo dia, receberá “Leituras Encenadas”, com Cláudia Lucas Chéu. Outro dos destaques será “Jazz e Pessoa”, com a inauguração da exposição de pintura de Xicofran.
No mesmo sentido, esta programação dedicada ao 25 de abril conta ainda com a intervenção de João Moreira dos Santos “Jazz” e a apresentação do livro “O prédio”, de Susana Pires, a 22 de abril, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. Na mesma data, destaque também para o projeto Arco Poético.
Dia da Liberdade será assinalado com um passeio de bicicletas e uma sessão solene
No Dia da Liberdade, 25 de abril, as comemorações começam às 09h00. A esta hora, dá-se início ao Passeio de Bicicletas pelas ruas da Amadora. Por outro lado, e já pelas 10h30, realiza-se o Hastear da Bandeira, no exterior dos Paços do Concelho.
Esta cerimónia conta com a participação da banda da Sociedade Filarmónica Comércio Indústria da Amadora. Por fim, às 11h00, os Recreios da Amadora recebem a Sessão Solene que vai comemorar o 49.º Aniversário do 25 de Abril. Pode consultar toda a programação no site da Câmara da Amadora.