PERTURBAÇÕES NA RECOLHA DO LIXO EM LISBOA ENTRE 8 E 12 DE MAIO

Devido à existência de um pré-aviso de greve pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (SITE), poderão existir perturbações na recolha do lixo entre os dias 8 e 12 de maio em Lisboa.

A SITE é o sindicato que representa os trabalhadores da Valorsul. Esta é a empresa que trata dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Lisboa e de mais 18 concelhos. Contudo, a Câmara Municipal de Lisboa está a desenvolver todos os esforços possíveis para minimizar estas perturbações na recolha do lixo na cidade.

Ao mesmo tempo, espera proceder à normalização do sistema de remoção de resíduos e
atividades complementares após o período de greve. Em comunicado, a autarquia pede a compreensão de todos os munícipes para a situação, apelando a que todos contribuam na mitigação das consequências desta paralisação.

A Valorsul tem cerca de 450 trabalhadores, e a sua missão é tratar e transformar os resíduos recicláveis e resíduos sólidos urbanos produzidos nas regiões de Lisboa e do Oeste. Em julho do ano passado, a empresa levou a cabo outra greve, para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

Para além de Lisboa, esta empresa é igualmente responsável pelo tratamento dos resíduos provenientes de concelhos dos distritos de Lisboa e Leiria. Desta forma, recebe resíduos dos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral ou Cadaval.

Por fim, também recebe resíduos de concelhos como Caldas da Rainha, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Quer comentar a notícia que leu?