A Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas (USCQAL) começou, esta segunda, dia 9 de outubro, o novo ano letivo. A oferta curricular foi reforçada com novas disciplinas e o coordenador da instituição, José Brito, espera que o número de alunos continue a aumentar.
Atualmente, adiantou o responsável ao Olhares de Carnaxide e Queijas, estão inscritos na Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas (USCQAL) cerca de 216 alunos. Este número, admite, está “um bocadinho abaixo do número [de alunos] com que terminámos o ano passado, mas é superior ao número de alunos inscritos no início do ano letivo” anterior. No total, o ano letivo de 2022/2023 contou com cerca de 300 alunos, e por isso, José Brito, espera que haja mais inscrições ao longo deste novo ano.
Para 2023/2024, acrescenta, houve uma “reformulação” dos programas curriculares. “Pedimos a alguns professores para reestruturarem as suas disciplinas e a sua oferta”, contou o coordenador. O pedido foi recebido com sucesso, reforça, sublinhando que houve até novos professores que se juntaram à USCQAL. Desta forma, o novo ano letivo contará com novos docentes nesta instituição.
O primeiro dia de aulas começou com uma recepção aos alunos, por parte do presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), Inigo Pereira. Ainda de acordo com José Brito, “a expetativa é que seja um ano calmo e que sejamos, efetivamente, um pólo de aprendizagem e lazer”. Todas as disciplinas são lecionadas por professores voluntários.
No entanto, e para além das disciplinas regulares, existem ainda várias iniciativas extracurriculares ao longo do ano letivo. Neste sentido, a USCQAL promove diversos passeios culturais a vários locais do país, feiras, workshops, festas de Natal, entre outras iniciativas. “Acima de tudo, queremos ser um espaço de união, de partilha e de convívio e que os nossos séniores saibam que podem viver felizes em Carnaxide e Queijas”, prossegue o coordenador da USCQAL, que faz um balanço positivo do último ano letivo.
Aposta em novas disciplinas
“Conseguimos voltar quase aos números pré-pandemia, onde chegámos a ter quase 400 alunos”. No entanto, a comissão executiva da USCQAL quer recuperar estes valores. Por isso, reforçou a oferta curricular para 2023/2024. Algumas das novas disciplinas, adianta, são, por exemplo, “Fotografia, Aromaterapia e História da Dança e do Cantar de Cabo Verde”. Este é o resultado de uma aposta em “conteúdos novos e alternativos que sejam apelativos à nossa população”, reforça José Brito.
Por outro lado, sublinha, a comissão executiva elaborou um plano de atividades para o 1º Período, “para que as pessoas possam planear atempadamente as atividades que querem fazer”. A sede da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas fica na Rua Cesário Verde, nº 15, em Carnaxide, junto ao Centro Cívico.
Antes das atuais instalações, a USCQAL funcionava em algumas salas da União de Freguesias e da Paróquia de Carnaxide. Já o pólo de Queijas foi inaugurado em 2019 e funciona na delegação da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), na Rua Soares de Passos nº 5d.