O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, participou, esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, na homenagem ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que conquistou o primeiro lugar na categoria de desencarceramento no World Rescue Challenge, o maior campeonato do mundo de resgate e salvamento.
A autarquia de Lisboa, em conjunto com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), condecorou, na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, nos Paços do Concelho, os operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) que marcaram presença e conquistaram o primeiro lugar no World Rescue Challenge, na categoria de desencarceramento. De igual modo, foram também condecorados, com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, o comandante do RSB, o Coronel Tiago Lopes, e o vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Ângelo Pereira.
Também o presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas, foi agraciado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. Para António Nunes, presidente da LBP, estas condecorações vêm “reconhecer o trabalho que os bombeiros têm feito na dignificação do nome”, bem como distinguir “um conjunto de Bombeiros Sapadores que se destacaram”. Para o responsável, as distinções destacam ainda dois fatores. Por sua vez, o primeiro é o “esforço”, neste caso da autarquia, em proporcionar boas condições aos seus ‘soldados da paz’.
“Queremos reconhecer a CML pelo trabalho que faz em prol dos bombeiros. Por isso, temos uma cidade segura. Todos os investimentos feitos são produtivos”, realçou António Nunes, sublinhando ainda que estas apostas contribuem para “o conforto” de quem reside ou visita a cidade. Já o segundo aspeto diz respeito ao “reconhecimento”. Neste sentido, a LBP faz questão de agradecer “tudo o que os bombeiros fazem por nós”. O presidente da Liga dos Bombeiros acrescentou que, para esta cerimónia, foram convidadas a estarem presentes todas as corporações da cidade, e que, no seu conjunto, garantem a “segurança coletiva” da cidade.
Fundamental apostar nas condições dos ‘soldados da paz’
António Nunes frisou ainda que Lisboa é uma cidade “com elevado risco sísmico”. Por isso, é fundamental apostar na “capacidade operacional” e nos recursos das corporações. Sobre o troféu conquistado no World Rescue Challenge, considerada a maior competição de resgate e salvamento do mundo, o presidente da LBP diz que o evento ajudou “a levar o nome de Portugal lá fora e a bem representar o país”. Por fim, o presidente deixou ainda umas palavras de reconhecimento ao comandante do RSB, Tiago Lopes. Em causa está a sua “capacidade de liderança”, o que o leva a ter “uma unidade altamente operacional”. No entanto, também “o esforço de todos” leva a este sucesso, considera.
“Não há bombeiros profissionais e voluntários, mistos ou privativos. Há bombeiros”, reconheceu António Nunes, reforçando que todos os operacionais “dão o melhor de si”, de igual forma. Também “todos os cidadãos se reveêm na figura” dos ‘soldados da paz’, considera. Já o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse estar “muito emocionado” e “não estar à espera” desta distinção, agradecendo a todos pela mesma. “Este crachá é dos mais importantes e ficará guardado com muita emoção”, referiu. O edil lisboeta salientou ainda as necessidades e dificuldades das corporações de bombeiros da cidade. “O mais díficil, para um presidente de Câmara, é conseguir responder às necessidades do dia-a-dia da vossa profissão”, sublinhou Moedas. Por isso, para a CML, é fundamental responder a estas necessidades.
Bombeiros transmitem confiança
“Temos muita dificuldade em olhar para nós próprios e ver o nosso valor”, disse o presidente da CML. Moedas referiu ainda que “os nossos bombeiros são os melhores de mundo”, facto que foi agora confirmado com a conquista do World Rescue Challenge. “Estes operacionais representam Lisboa e aquilo que nós somos. Somos mesmo muito bons”, prosseguiu. Na sua visão, este prémio vem confirmar três aspetos: “o orgulho, a confiança e a segurança” que os lisboetas sentem em relação aos ‘soldados da paz’. “Com as guerras e as dificuldades que vivemos, o que as pessoas precisam é dessa segurança que os bombeiros transmitem”, sustentou o edil, lembrando que “quando as pessoas veêm um bombeiro acalmam”.
O presidente da Câmara de Lisboa lembrou também que o RSB esteve sempre presente nos momentos mais díficeis. Alguns deles foram o sismo na Turquia, em fevereiro deste ano, as cheias de dezembro de 2022, ou até mesmo o incêndio que aconteceu na Mouraria no início deste ano e que vitimou 14 pessoas. “É um orgulho único. Quando saio à rua e vejo as nossas forças na rua, vejo a capacidade que temos na cidade”, disse ainda o autarca, reiterando as competências destes profissionais. Novamente sobre a distinção, Carlos Moedas considera que este é um “reconhecimento por tudo aquilo que temos feito”. De igual modo, vem também reconhecer o trabalho de “todos os vereadores, diretores municipais e profissionais que trabalham todos os dias para dar condições aos lisboetas”.
Competição juntou 67 equipas de todo o mundo
O presidente concluiu a sua intervenção dizendo que irá “usar este crachá com muita honra e pensar em todos os que deram a vida por nós”. Aqui, o edil aproveitou ainda para destacar a competência do RSB e das demais corporações do concelho. A seu ver, são elas que “nos salvam e isso tem um valor enorme para a cidade. Os bombeiros vão para a ação e protegem as pessoas, colocando a sua vida em perigo”, finalizou Carlos Moedas. O World Rescue Challenge é uma competição de perícia e experiência.
De igual forma, conta ainda com a camaradagem, esforço e dedicação de todas as equipas. Estas, em conjunto, são convidadas a testar as melhores e mais avançadas técnicas de socorro, salvamento e desencarceramento usadas em todo o mundo. A edição deste ano realizou-se em Lanzarote (Espanha), entre os dias 16 a 21 de outubro. Aqui, estiveram presentes 67 equipas de emergência e salvamento, de 17 nacionalidades. Para além da cerimónia, houve ainda uma exposição, junto aos Paços do Concelho, dos novos veículos escada do RSB.