A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) ativou, esta terça-feira, dia 9 de janeiro, o seu Plano de Atuação para as Vagas de Frio, devido às baixas temperaturas previstas para os próximos dias. Desta forma, e enquanto se mantiverem estes níveis de temperatura, a população sem-abrigo do concelho poderá pernoitar no Quartel do Dafundo.
Em articulação com a Proteção Civil Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros do Dafundo, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) acionou, esta terça-feira, 9 de janeiro, o seu Plano de Atuação para as Vagas de Frio, devido às baixas temperaturas previstas para os próximos dias. Esta descida das temperaturas deverá prolongar-se até ao final da semana.
Tendo em conta a situação das pessoas em situação de sem-abrigo – que no caso de Oeiras não é em número significativo, a autarquia decidiu, na mesma, dar uma resposta de acolhimento a todas as pessoas identificadas nesta condição. Desta forma, estas poderão pernoitar no Quartel do Dafundo, onde haverá dormida, banho e refeições quentes.
Ao mesmo tempo, e juntamente com o Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e dos Comportamentos Compulsivos (IDEQ), será também ativado o protocolo para informação e sensibilização das pessoas que acompanham a população sem-abrigo. Assim, estas poderão indicar que o Quartel do Dafundo está disponível para receber a população sem-abrigo.
Contudo, também a Polícia Municipal e a PSP irão reforçar as rondas. O objetivo é que possam identificar situações de maior risco (hipotermia) e atuar em conformidade com a gravidade da situação. Por sua vez, encaminham as pessoas para o Quartel do Dafundo ou para os serviços de emergência médica.
Se existirem situações não conhecidas ou não acompanhadas, podem também ser referenciadas e encaminhadas para a resposta de acolhimento e sujeitas a uma avaliação pela Divisão de Coesão Social do Município de Oeiras. Por fim, este plano de contingência contra o frio estará ativo enquanto as condições meteorológicas o exigirem.