Utentes e voluntários do Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide estiveram, esta segunda-feira, 22 de janeiro, na sede da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) para cantar as Janeiras. Durante a semana, o grupo irá passar por mais locais da freguesia.
A sede da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) recebeu, esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, utentes e voluntários do Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide (CSPSRC), que estiveram a cantar as Janeiras. O grupo foi recebido pelo presidente da UFCQ, Inigo Pereira. O autarca sublinhou ainda, ao Olhares de Carnaxide e Queijas, que esta é uma “excelente iniciativa”, e que acontece todos os anos. “É sempre com muito agrado que os recebemos”, sublinhou.
“É uma forma de eles nos desejarem um bom ano”. Igualmente, frisou ainda, é também uma forma “de eles, internamente, manterem os séniores ocupados com algo”. Por seu turno, Inês Alves, animadora sociocultural do CSPSRC, este tipo de iniciativas é importante para “valorizarmos os idosos e o envelhecimento ativo. É por essa razão que trabalho nesta área”. “As Janeiras sempre foram um evento que esta população viveu muito”, prosseguiu a animadora. Por outro lado, lembra que “as Janeiras servem também para desejarmos um bom ano a quem nos apoia e dizer que estamos cá para apoiar”.
Mais atividades
Apesar de, nesta iniciativa, estarem apenas presentes alguns idosos do centro, “todos cantam as Janeiras” no CSPSRC. “É importante a música, o convívio, o sair do centro e mostrar aquilo que nós temos aqui”, disse ainda Inês Alves. Para além da sede da UFCQ, este grupo irá ainda estar presente nesta quarta-feira à tarde na PSP de Carnaxide. Já na quinta-feira, dia 25 de janeiro, estará na delegação da UFCQ, em Queijas.
Estes utentes são do Centro de Dia e do Lar do Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide. Ambas as valências, contam com cerca de 30 utentes em cada uma. “Temos um calendário semanal, com um leque de atividades socioculturais, idealizadas para as necessidades dos idosos. Fora isso, tentamos sempre fazer outras iniciativas”, prosseguiu Inês Alves. Alguma destas ações envolvem, por exemplo, “visitas ao exterior, e trazer também algumas pessoas ao centro, para aqueles que não se podem deslocar para fora”.
Boa relação da UFCQ com as instituições locais
Inigo Pereira salientou ainda a proximidade com o Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide, instituição esta que a UFCQ tem dado “muito apoio, não só na aquisição de equipamentos que são necessários para o bom funcionamento do Centro de Dia, bem como com a realização de pequenas intervenções, ou no interior ou no exterior do Centro de Dia”. Para o próximo mês de fevereiro, a UFCQ vai organizar os tradicionais desfiles de Carnaval, onde o Centro Social e Paroquial São Romão de Carnaxide irá estar presente “nos bailes”.
“Existe uma boa ligação e relação” com esta instituição, mas também com as restantes da freguesia, reforçou ainda o presidente da UFCQ. Para breve, está ainda prevista a continuidade do projeto ‘Pedalar sem Idade’ e a dinamização de uma iniciativa, em parceria com o Teatro Independente de Oeiras, que vai levar três peças de teatro às instituições do concelho.