O recém-inaugurado Funicular da Graça, que entrou em funcionamento a 12 de março, já transportou, na primeira semana, 14 mil pessoas, realizando já 1500 viagens entre a Rua dos Lagares, na Mouraria, e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, na Graça.
Até ao momento, e desde a sua inauguração, a 12 de março, o Funicular da Graça já transportou 14 mil passageiros e já realizou cerca de 1500 viagens. No primeiro dia, o equipamento realizou 114 viagens, entre a Rua dos Lagares, na Mouraria, e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, na Graça. Este funicular funciona todos os dias da semana, entre as 09h00 e as 21h00, realizando um percurso de 80 metros.
Assim, é possível que os residentes e os turistas se desloquem, de forma facilitada, entre os dois pontos de ligação, evitando a subida inclinada que existe entre os mesmos. A ocupação máxima do funicular é de 14 pessoas, mais um operador. Igualmente, poderão circular animais de estimação e bicicletas. Cada viagem tem cerca de 10 minutos e o funicular está também preparado para a utilização de pessoas com mobilidade reduzida.
O equipamento tornou-se, finalmente, uma realidade, após ter sido anunciado em 2009. Até 2 de maio, as viagens no Funicular da Graça são gratuitas. Após este período, o valor cobrado será o mesmo que nos elevadores e funiculares geridos pela Carris. Contudo, será gratuito para todos os detentores do passe social Navegante.