A primeira etapa da ‘La Vuelta’ arranca já no próximo sábado

A Volta a Espanha em Bicicleta, conhecida como ‘La Vuelta’, vai, 27 anos depois, ter início em Portugal. A primeira etapa começa já no próximo sábado, 17 de agosto, com partida de Lisboa e meta em Oeiras. No dia seguinte, é a vez de Cascais receber a prova, que segue depois para o interior do país, antes de entrar em Espanha.

A Volta a Espanha em Bicicleta (‘La Vuelta’) vai dar o pontapé de saída na capital portuguesa, já no próximo sábado, 17 de agosto. Esta é a segunda vez que esta prova parte do nosso país, sendo que a primeira vez que tal aconteceu foi em 1997, a propósito da realização da Expo 98, no ano seguinte. A primeira etapa acontece entre Lisboa e Oeiras, num contrarelógio de 12 quilómetros. No entanto, antes do arranque oficial da prova, está ainda marcada a iniciativa ‘Pedala Portugal Bike Tour’, na Praça do Império, a partir das 10h00 e até às 13h00. Esta iniciativa vai desafiar os entusiastas do ciclismo a percorrer 12 quilómetros até à Praia da Torre.

Esta ação vai contar com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Já a abertura oficial da prova será pelas 15h30, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e contará com a presença do presidente da Câmara de Oeiras. A primeira etapa é um contrarrelógio de 12 quilómetros que tem a Praça do Império como ponto de partida e chegada em Oeiras, junto à Praia da Torre. Aqui, o autarca de Oeiras ficará encarregue de entregar os troféus aos vencedores da primeira etapa, junto à Praia da Torre.

Prova segue para Cascais no domingo

Depois de Oeiras, a prova segue, no domingo, 18 de agosto, para Cascais, onde seguirá para Ourém, uma distância de 191 quilómetros e com vários desafios que vão pôr os ciclistas à prova. Esta será a segunda etapa da ‘La Vuelta’ em solo português. A terceira e última etapa em Portugal tem 182 quilómetros e liga a Lousã a Castelo Branco. O objetivo desta parceria entre Portugal e Espanha é mostrar como os dois países podem ser parceiros na organização de grandes eventos mundiais.  No entanto, para além da prova oficial, haverá ainda alguns eventos paralelos relacionados com a ‘La Vuelta’ e que começam já esta quinta-feira, 15 de agosto.

Neste dia, está marcada a cerimónia de apresentação das equipas e ciclistas, pelas 17h00 no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa. No dia seguinte, sexta-feira, dia 16, está agendada uma ‘Fan Zone’, entre as 14h00 e as 21h00, no Jardim Vasco da Gama, e no sábado, entre as 09h30 e as 10h30, está ainda prevista uma ‘La Vuelta Juvenil’, com partida da Avenida da Índia e chegada em Alcântara. Por fim, haverá também uma ‘Fan Zone’, entre as 09h00 e as 21h00, no Jardim Vasco da Gama.  Esta será a 79.ª edição da ‘La Vuelta’ e vai terminar no dia 8 de setembro em Madrid, depois de 21 etapas, onde irão participar 176 ciclistas de 22 equipas.

Condicionamentos de trânsito

Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Oeiras informa que haverá alguns condicionamentos de trânsito. Desta forma, os parques e bolsas de estacionamento junto à Praia da Torre estarão encerrados, nomeadamente os do restaurante ‘A Carruagem’ e Feitoria do Colégio Militar, entre as 22h00 do dia 15 de agosto e as 01h00 do dia 18 de agosto. Estará também interditado o estacionamento em frente ao Forte de São Julião da Barra e Praia da Torre, das 06h00 do dia 16 de agosto até as 01h00 de dia 18 de agosto.

Por outro lado, a Avenida Marginal estará parcialmente interditada, nos dois sentidos, entre a Rotunda de Carcavelos e Alto da Barra/Saída INATEL Oeiras, entre as 08h00 de dia 16 de agosto até às 01h00 do dia 18 de agosto. Estará também condicionado o acesso à Marina de Oeiras, sendo necessária uma acreditação para aceder a este espaço, cujo acesso estará também reservado aos colaboradores da Oeiras Viva (concessionários, embarcações, fornecedores). Por fim, a Alameda do Alto do Barra vai estar fechada entre as 06h00 e as 20h00 do dia 17 de agosto, e a circulação será reservada apenas aos residentes.


Quer comentar a notícia que leu?