A 11ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa vai acontecer de 16 a 22 de maio e tem como tema “Lisboa, Futuro”. Investimento, talento e sustentabilidade no empreendedorismo são os motes do evento. Todos os interessados em assistir a estes eventos devem fazer a sua inscrição no site: https://sel.madeoflisboa.com/
“Lisboa, Futuro” é o lema para lançar temáticas como o investimento, o talento e a sustentabilidade face aos desafios que se colocam a uma cidade que, ainda em fase de retoma da pandemia e num contexto de conflito europeu, procura maximizar a sua eficiência, de modo a garantir que o seu ecossistema é atrativo para empresas e empreendedores se instalarem e crescerem.
Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, preside hoje à sessão de abertura, marcada para as 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e onde o vereador Diogo Moura, com o pelouro da Economia e Inovação, falará da visão estratégica do Executivo Camarário para a cidade no domínio da economia e inovação. Segue-se um showcase com Margarida Figueiredo, diretora municipal de Economia e Inovação do Município, e Christiana Manzocco, director of Government Marketing da Dealroom.co.
Com mais de 500 startups no concelho e mais dois unicórnios internacionais a juntar aos 7 já existentes, que nas últimas semanas anunciaram a instalação em Lisboa, e ainda 50 gazelas, prontas a alcançar os mil milhões de dólares de valorização que as levará ao topo da cadeia empreendedora, o ponto alto do evento deste ano será a “Conversa: Gazelas, unicórnios e outros caminhos para o futuro”, moderada pela jornalista Ana Marcela, com a participação de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Sebastião, Marcelo Lebre, Joana Rafael e Ana Pimentel, na qual, a fábrica de Unicórnios será certamente um dos temas a debate, seguido de networking e cabendo a sessão de encerramento ao autarca anfitrião.
O pontapé de saída do Hackatome é dado na terça-feira, dia 17, e este é um evento criado pela autarquia e desenvolvido pela Startup Lisboa, que desafia os universitários portugueses a criarem soluções inovadoras que procurem dar uma nova vida ao imobiliário inabitado do município.
No mesmo dia, realiza-se o Lisboa Talent Game no Jardim de Inverno da EMEL, que pretende abrir a porta para a experimentação de carreiras, em áreas como: programação digital, liderança, pensamento criativo, inovação e aprendizagem, juntando vários players dos setores, estudantes e especialistas.
Na área da sustentabilidade verde, destaque para a ESG WEEK 2022, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorre em formato híbrido (presencial e a distância) e debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social, Governance.A sessão de abertura é hoje, às 16.30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa e conta com a presença de Carlos Moedas, presidente da autarquia, Diogo Moura, vereador e, ainda, Nuno Sebastião, comissário para a inovação e tecnologia e CEO da Feedzai, que também irá participar na conversa “Gazelas, unicórnios e outros caminhos para o futuro”, juntamente com o presidente. A moderação fica a cargo de Ana Marcela, jornalista do ECO, onde vai ser possível ouvir responsáveis de algumas das startups de maior crescimento, como Marcelo Lebre (Remote) e Joana Rafael (Sensei).
“Novos modelos de Financiamento e Investimento: Web3, NFTs e Cripto”, “Como angariar fundos para projetos sustentáveis?” e, ainda, “Early Stage Investment and Indico Founders Program” são alguns dos eventos previstos na área do financiamento.
No que diz respeito à categoria de talento, competências e emprego, a Semana do Empreendedorismo de Lisboa conta já com 14 eventos, que abordarão temas como high performance, do coaching, do teleworking, da criatividade, entre outros.
O empreendedorismo tem, para já, 23 eventos dedicados a esse tema. Entre eles, destaca-se o lançamento do Hackathome, um evento criado pela Câmara Municipal de Lisboa e desenvolvido pela Startup Lisboa, que desafia os universitários portugueses a criarem soluções inovadoras que procurem dar uma nova vida ao imobiliário inabitado do município.
Destaque ainda para “Lisboa como porta de entrada ao Ecossistema de Negócios Europeu”, evento online organizado pela Atlantic Hub e Invest Lisboa. A captação de talento, a inteligência artificial, o marketing multinível e o coworking são alguns dos temas que irão ser abordados nas conversas.
A Semana do Empreendedorismo de Lisboa vai ter, no total, mais de 60 eventos de dezenas de parceiros. Estes eventos vão decorrer em vários locais da cidade e são para todos os públicos que pretendam deixar a cidade de Lisboa mais perto do seu futuro. Todos os interessados em assistir a estes eventos devem fazer a sua inscrição no site: https://sel.madeoflisboa.com/.