O concelho de Almada está a preparar-se para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 1 a 6 de agosto. Segundo a autarquia, serão cerca de oito mil peregrinos que vão estar no concelho durante estes cinco dias. Para tal, investiu cerca de 400 mil euros no evento.
Desta forma, estes peregrinos vão estar alojados em diversos espaços municipais, mas também em famílias de acolhimento e paróquias. Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Almada (CMA) informa que vai reforçar o número de estruturas destinadas à recolha de resíduos. Estas irão ficar colocadas em áreas de maior concentração de peregrinos, como zonas de acolhimento, espaços de atividades e lazer, entre outros.
Por sua vez, também se alteraram os circuitos de recolha de resíduos, ajustando-a consoante o fluxo de peregrinos. No entanto, o município alerta ainda para a possibilidade de existirem alguns constrangimentos na recolha em algumas zonas, devido à dificuldade de acesso das viaturas municipais. Por outro lado, a CMA também terá quatro locais para descanso e informações, cujo objetivo será fornecer apoio aos peregrinos.
Estes locais são o Mercado das Torcatas, o Posto de Turismo de Cacilhas, a Loja no Mercado de Almada e o Posto de Turismo da Costa da Caparica. Por sua vez, estes locais terão mobiliário de descanso, pontos de carregamento de telemóveis, acesso Wi-Fi e casas de banho. Ao mesmo tempo, a autarquia preparou um parque de autocarros no antigo estaleiro da Lisnave e criou percursos pedonais com infraestruturas de apoio como casas de banho, bebedouros e papeleiras.
Parque da Paz e eventos culturais para os peregrinos
Contudo, o centro das celebrações em Almada será no Parque da Paz, onde haverá uma programação diversificada. Aqui, será possível assistir às missas oficiais, através de ecrãs gigantes instalados no local. Na terça-feira, é possível assistir à transmissão da Missa de abertura da JMJ, a partir das 19h, e nos dias 2, 3 e 4, pelas 11h30, serão também transmitidas missas no Parque da Paz.
Já no dia 5 de agosto, sábado, é transmitida a Vigília, com início às 20h45, e no domingo, dia 6, é possível assistir à Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, a partir das 09h00. Além disso, nota ainda para o Festival da Juventude All Around, na tarde de 2 de agosto, a partir das 16h00, e os encontros Rise Up, que abordarão temas lançados pelo Papa Francisco, no mesmo local. Estes irão ter lugar nos dias 2, 3 e 4, entre as 9h e as 12h30.
Condicionamentos de trânsito e reforço de transportes
Ao mesmo tempo, a CMA alerta ainda que, entre 31 de julho e 7 de agosto, os acessos ao Santuário do Cristo Rei estarão restritos à circulação rodoviária. Ou seja, entre as 8h e as 20h, a Av. Cristo Rei e os arruamentos envolventes estarão condicionados ao trânsito, com exceções para viaturas de emergência e de segurança, transporte de pessoas com mobilidade reduzida e moradores. Por isso, os participantes deverão optar pelo transporte público, que foi reforçado para a JMJ.
Desta forma, haverá circulações extra nas ligações fluviais Cacilhas – Cais do Sodré e Barreiro – Terreiro do Paço. Na primeira, irá vigorar o horário de dias úteis, entre 1 e 4 de agosto. No fim de semana, dias 5 e 6, irá estar em vigor o horário de 22 de maio a 22 de junho. No período da JMJ, haverá três navios durante a hora de ponta da manhã e duas viagens extra entre as 02h00 e as 04h00 da manhã.
Já para quem vem do Barreiro, entre 1 a 4 de agosto, apenas haverá carreiras extra às 03h00 e ás 04h00. Nos dias 5 e 6 de agosto, sábado e domingo, estará em vigor o horário de sábado. Também a Fertagus vai aumentar a sua oferta nestes dois dias, através de comboios duplos. Ao mesmo tempo, haverá ainda um reforço no apoio à venda nas Máquinas Automáticas, em quatro estações da Margem Sul.
Por sua vez, são elas as estações de Setúbal, Fogueteiro, Corroios e Pragal. Já na estação Roma-Areeiro, em Lisboa, a bilheteira estará aberta entre 29 de julho e 7 de agosto, entre as 14h15 às 20h. Também a Carris Metropolitana vai ajustar os horários de algumas linhas dar resposta à elevada procura durante a semana da JMJ. Estas são as linhas 3703 (Almada: Parque Urbano – Lisboa: Areeiro) e 3704 (Charneca da Caparica – Lisboa: M. Pombal).
Por fim, também serão reforçadas as carreiras 3709 (Costa da Caparica: Terminal – Lisboa: M. Pombal); 3715 (Lisboa: M. Pombal – Santa Marta do Pinhal); e 3721 (Lisboa: Sete Rios – Sesimbra: Terminal) .