BICA É A VENCEDORA DAS MARCHAS POPULARES DE 2023

A Marcha da Bica é a grande vencedora da 89ª edição das Marchas Populares de Lisboa, 20 anos depois de ter vencido pela última vez. Bairro Alto e Alfama ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

‘Um cantinho para a gente’ foi o tema apresentado pela Bica nas Marchas Populares de 2023, lembrando que este é um dos bairros típicos da cidade que sofre com a especulação imobiliária. É esta que leva ao fim de muitas coletividades e afastamento dos seus moradores.

Por isso, a Bica estende o pedido ao Parque Mayer, palco de excelência da cultura e das tradições lisboetas. Em tons de azul e verde, a Bica demonstrou o seu amor ao bairro com os arcos em formato de coração.

‘O Parque aqui ao Lado’ era o tema da marcha inédita 1, escrita por Tiago Torres da Silva e composta por João Filipe. Tiago Torres da Silva escreveu também a marcha inédita 2, ‘Um Cantinho para a Gente’, que conta com a composição de Miguel Ramos. A terceira marcha apresentada foi ‘Ao Jeito da Bica’, de Alves Coelho Filho e Frederico de Brito.

A Marcha da Bica é organizada pelo Marítimo Lisboa Clube, e o responsável da mesma é Pedro Duarte. Os padrinhos da marcha, em 2023, foram a atriz Débora Monteiro e Tiago Torres da Silva. Íris Domingues e Pedro Sousa são os mascotes.

Categorias especiais

No entanto, para além de vencer o concurso, a Bica levou ainda os prémios de Melhor Coreografia e Melhor Letra a par com Alfama. Também conquistou a categoria Melhor Desfile na Avenida, juntamente com o Bairro Alto. Alfama, por sua vez, ganhou as categorias de Melhor Cenografia, a par com o Lumiar, bem como Melhor Figurino, juntamente com Alcântara e Madragoa.

Também foi este bairro que conquistou a categoria Melhor Musicalidade e Melhor Composição Original, através do tema ‘A Sina do Estivador’, a par com o tema ‘A Vedeta é Carnide’, da Marcha de Carnide.

O desfile teve lugar na noite desta segunda-feira, dia 12 de junho, na Avenida da Liberdade. A abertura ficou a cargo da Marcha Infantil das Escolas de Lisboa. Os padrinhos desta marcha foram os vereadores Sofia Athayde e Diogo Moura. Como habitualmente, desfilaram ainda mais três marchas extraconcurso (Infantil ‘A Voz do Operário’, Mercados e Santa Casa), e as restantes 20 marchas a concurso.


Contudo, pela Avenida da Liberdade passaram ainda os 16 casais que se casaram nos Casamentos de Santo António, tanto na cerimónia religiosa, como na cerimónia civil.

Uma tradição da cidade

O desfile na Avenida da Liberdade é o segundo momento de avaliação das 20 marchas a concurso. Recorde-se que estas marchas, juntamente com as três extraconcurso, já se apresentaram na Altice Arena, no primeiro fim de semana de junho. Em 2023, o júri era presidido por Pedro Franco.

Rita Spider era a responsável por avaliar a coreografia e André Murraças a cenografia. Já o figurino era avaliado por António Lagarto e a letra por Sofia Hoffmann. A música estava sob avaliação de Rui Massena e a avaliação global a cargo de Ricardo Neves-Neves.

Na Tribuna VIP, para além do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, estava ainda presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou todas as marchas a concurso. “É uma tradição de Lisboa, com muita gente nova”, sublinhou. Já o autarca lisboeta reforçou que “esta é uma noite de emoções”.

O tema das Marchas Populares de 2023 era os 100 anos do Parque Mayer. “O Parque Mayer é a alma da cidade, foi onde tudo começou”, acrescentou Moedas, sublinhando que a autarquia tem um vista um projeto que pretende afirmar o Parque Mayer como um espaço “de ligação com a música, a arte, a cultura” que caracteriza a vida de Lisboa. Por fim, na Tribuna estava ainda a presidente da Assembleia Municipal, Rosário Farmhouse, presidentes de várias juntas de freguesia da cidade, entre outros convidados.

Concurso das Marchas Populares de Lisboa 2023

1.º Marcha da Bica
2.º Marcha do Bairro Alto
3.º Marcha de Alfama
4.º Marcha de Marvila
5.º Marcha do Alto do Pina
6.º Marcha de Alcântara
7.º Marcha da Madragoa
8.º Marcha de Carnide 
9.º Marcha da Penha de França
10.º Marcha da Mouraria
11.º Marcha de São Vicente
12.º Marcha do Bairro da Boavista
13.º Marcha de Belém
14.º Marcha do Castelo
15.º Marcha dos Olivais
16.º Marcha de Santa Engrácia
17.º Marcha da Graça
18.º Marcha de São Domingos de Benfica
19.º Marcha da Ajuda
20.º Marcha do Lumiar

Quer comentar a notícia que leu?