CÂMARA DE LISBOA JÁ TEM 177 PROPRIETÁRIOS INTERESSADOS EM ALUGAR CASAS

A primeira «ronda» ao mercado do Programa Renda Acessível já tem 177 candidaturas de proprietários interessados em alugar casas à Câmara para esta, por sua vez, as subarrendar, a preços acessíveis, nas 24 freguesias lisboetas.

Terminou na sexta-feira, 3 de julho, o primeiro concurso da Renda Segura, o programa da Câmara Municipal de Lisboa para arrendar casas a proprietários privados e as subarrendar no regime de renda acessível com contratos nunca inferiores a 5 anos.

Registaram-se 338 entradas na plataforma, com registos de 188 proprietários distintos, dando origem a 177 candidaturas concluídas para arrendamento. Destas 177 casas a alugar pela autarquia, 45 são provenientes do Alojamento Local e 83 são casas mobiladas, tendo sido apresentadas candidaturas de imóveis em todas as 24 freguesias da cidade, com especial incidência em Santa Maria Maior (21 imóveis), São Vicente (21), Ajuda (13) e Arroios, Beato e Penha de França (10 cada freguesia).

A divisão por tipologia das casas agora arrendadas pela edilidade e que vão ser subarrendadas foi a seguinte: 15 T0; 42 T1; 72 T2; 36 T3; 11 T4; 01 T5. O valor médio da renda solicitada à Câmara foi de 723 euros.

Das 177 casas propostas à Câmara de Lisboa já foi feita a vistoria a 78 e estão agendadas mais 45. Depois da negociação de renda, já realizada com mais de 60 proprietários, a próxima fase é a conclusão dos contratos com os proprietários para colocar estes fogos no próximo programa de Renda Acessível.

A autarquia alfacinha pretende abrir o próximo concurso de Renda Acessível, já incorporando as casas arrendadas pela edilidade a proprietários privados no Renda Segura, ainda durante o mês de julho.

O primeiro concurso da Renda Acessível, terminado em janeiro deste ano, garantiu 120 casas a jovens e famílias da classe média, com rendas nunca superiores a 30% do rendimento líquido dos candidatos.

Quer comentar a notícia que leu?