CÂMARA DE LOURES APRESENTOU FUTURA VIA URBANA DE LOURES

Futura Via Urbana de Loures irá reduzir "constrangimentos" no centro da cidade

A Câmara Municipal de Loures apresentou a Via Urbana Interior, um projeto que terá o custo a rondar os quatro milhões de euros. O seu grande objetivo, explicou o presidente da autarquia, Ricardo Leão, ao Olhar Loures, será reduzir a circulação de carros no centro da cidade.

Ao mesmo tempo, prevê-se que esta obra arranque ainda este ano, sendo que a mesma terá a duração prevista de um ano. O projeto foi apresentado na passada quarta-feira, dia 15. Esta futura Via Urbana de Loures terá início na rotunda junto ao Parque da Cidade (nascente) e terminará na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos (poente).

No total, contará com uma extensão total de 1,1 quilómetros, e vai permitir atravessar a cidade em alternativa à Rua da República, que de acordo com o edil de Loures encontra-se “bastante congestionada”. Deste valor, 400 metros correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte e os restantes 700 a um novo troço.

Segundo o projeto, a estrada terá sete metros de largura e será dividida em duas vias. Desta forma, um dos lados terá um passeio, com um metro de largura, seguido de uma ciclovia de 2,5 metros, uma caldeira para árvores alinhadas de um metro, e um novo passeio de 1,50 metros.

Por outro lado, haverá uma caldeira com um metro de largura, seguida de uma faixa de 1,85 metros de passeio. Estas infraestruturas serão seguidas de zonas verdes dos dois lados da via.

Futura Via Urbana de Loures irá reduzir “constrangimentos” no centro da cidade

De acordo com Leão, a Via Urbana Interior representa um investimento a rondar os quatro milhões de euros. Ao mesmo tempo, vai permitir reduzir “os congestionamentos que existem no eixo central da cidade”. Em paralelo, o autarca considera que esta será uma “via estruturante” para Loures e uma “alavanca” para uma “nova centralidade, numa ótica de crescimento da própria cidade”.

“Essa variante não serve só de alternativa aos veículos pesados e para melhor fluidez de trânsito”, acrescenta o edil. Ou seja, esta via “servirá futuramente como âncora para o desenvolvimento da atividade económica que se irá ali criar e para a habitação que irá ali ser construída”.

Projeto inclui construção de ciclovias e percursos pedonais

Após a conclusão desta Via Urbana Interior de Loures, a autarquia prevê avançar com a criação de novas ciclovias. Por sua vez, estas incluem zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos. Ao mesmo tempo, está será interligada com a rede de ciclovias existentes, ligando-se assim à urbanização do Infantado.

Da mesma forma, vai permitir ainda a criação de “uma rede de percursos pedonais acessíveis, contínua e coerente, adequada a pessoas com mobilidade condicionada”, explica a Câmara Municipal de Loures em comunicado de imprensa. Ao mesmo tempo, acrescenta a autarquia, esta rede terá “características de segurança e conforto, abrangendo toda a área urbanizada”.

Câmara de Loures prevê ainda criar bolsas de estacionamento

Por outro lado, serão reduzidos “os lugares existentes em parques confinantes com a Rua Jacinto Duarte, em função do seu reperfilamento. Assim sendo, e como medida de compensação, vão ser criadas bolsas de estacionamento adjacentes à via. Estes lugares situar-se-ão no troço entre a Rua General Norton de Matos e as traseiras do Mercado.

Estas zonas dizem respeito às “áreas sobrantes resultantes da implantação do eixo da via para norte, integradas no projeto de espaço público”, conforme se pode ler no projeto, disponível no site da Câmara de Loures.

“Nas futuras operações urbanísticas, o estacionamento público necessário, inerente dos novos usos a implantar, deverá ser acomodado nas vias transversais incluindo os lugares necessários para cargas e descargas”.

Contudo, o projeto da Via Urbana Interior à Cidade de Loures contempla ainda a valorização do espaço junto ao Rio de Loures. Desta forma, a autarquia pretende ainda criar um Parque Urbano. Ao mesmo tempo, este terá “diversas áreas verdes, percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio nas áreas destinadas a lazer e descanso”.

A apresentação pública da Via Urbana Interior à Cidade de Loures teve lugar no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte. Esta sessão contou ainda com a presença da vice-presidente da autarquia, Sónia Paixão, assim como dos vereadores Nelson Batista, Vasco Touguinha e Tiago Matias. Por sua vez, também o presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho esteve presente nesta apresentação.

Quer comentar a notícia que leu?