CÂMARA DE LOURES DISTINGUIU ATLETAS E CLUBES NA GALA DO DESPORTO

Realizou-se, na noite deste sábado, 30 de setembro, a Gala do Desporto do Munícipio de Loures, no Pavilhão Paz e Amizade. O objetivo desta cerimónia foi distinguir cerca de 150 atletas, treinadores e dirigentes da época desportiva 2022/2023. Maria Mendes, do GimnoFrielas, foi agraciada com o Prémio Municipal de Mérito Desportivo.

Esta iniciativa esteva integrada na Semana Europeia do Desporto. No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Ricardo Leão, reforçou que esta cerimónia “tem como propósito homenagear e valorizar o empenho” destes atletas, dirigentes e clubes. Ainda de acordo com o autarca, Loures tem um vasto movimento associativo, pelo que foi difícil escolher os distinguidos. “Sem a vossa dedicação, não estaríamos aqui”, prosseguiu Leão, lembrando ainda que a CML está a “está a criar melhores condições para que mais pessoas possam praticar desporto”.

Aqui, o edil lembrou que, “diariamente, apoiamos os nossos clubes”. Em simultâneo, “estamos a requalificar campos sintéticos, e vamos construir um novo estádio municipal, que vai começar a ser construído no próximo ano”. Igualmente, adiantou Ricardo Leão, “vamos ainda colocar coberturas em 10 polidesportivos”, um em cada freguesia do concelho de Loures. “Este concelho é muito rico e é rico porque tem um movimento associativo e dirigentes que dedicam o seu tempo em prol dos outros”, concluiu o presidente da CML. Para Leão, são estes atletas e clubes “que fazem com que este concelho seja mais rico e mais dinâmico”.

121 atletas distinguidos

Esta cerimónia ficou marcada por diversas distinções. A primeira foi as “Distinções Loures Desporto”, que distinguiu 121 atletas de 20 clubes, oriundos de coletividades como o Taekwondo Clube de Santo António dos Cavaleiros EUP; do Sport Clube Sanjoanense; ou do Clube Atletismo de Vale de Figueira. Outros clubes em destaque foram também o Grupo Desportivo de Lousa; o Grupo Desportivo Águias de Camarate ou o Zambujalense Futebol Clube. Foram também distinguidos o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros; a Associação dos Moradores de Santo António dos Cavaleiros; e a Associação Casa do Sport Lisboa e Benfica de Loures.

Receberam também esta distinção atletas do Gimnofrielas; da Associação Cultural e Recreativa da Mealhada; da GesLoures; e do Grupo Desportivo de Pirescôxe. Por fim, também foram distinguidos atletas da Associaçao Desportiva Recreativa Cultural Colégio Integrado de Monte Maior; ADC Catujal; Associação de Dança de Moscavide; Escola Básica Luís Sttau Monteiro; e dos agrupamentos de escolas de de Catujal – Unhos; 4 de Outubro; e Bobadela. Também o InLine Skating foi agraciado com esta distinção. A sua atribuição foi baseada nas classificações obtidas, tanto em competições federadas ou escolares.

14 clubes e oito treinadores reconhecidos

De seguida, procedeu-se às distinções a 14 clubes. Aqui, foram reconhecidos, por todos os resultados obtidos em diversas modalidades de competição em equipa, clubes como o Taekwondo Clube de Santo António dos Cavaleiros EUP; o Sport Clube Sanjoanense; ou o Zambujalense Futebol Clube. Ao mesmo tempo, também foram distinguidos a Associação dos Moradores de Santo António dos Cavaleiros; a Associação Casa do Sport Lisboa e Benfica de Loures; e ainda o GimnoFrielas. Também foram reconhecidas a GesLoures e a Associação Cultural e Recreativa da Mealhada.

Por sua vez, o Grupo Desportivo de Pirescoxe e a Associação de Dança de Moscavide também foram agraciados com esta distinção, juntamente com os agrupamentos de escolas da Portela, Catujal – Unhos e 4 de outubro. De seguida, foram ainda distinguidos oito treinadores. Desta forma, Armandino Santos, do Grupo Desportivo Águias de Camarate, na modalidade de Kickboxing; Mauro Policarpo, do GimnoFrielas (Ginástica Acrobática); e Ricardo Oliveira, do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (Taekwondo), foram reconhecidos pelo seu trabalho.

Por fim, no GesLoures, foram agraciados quatro treinadores, nomeadamente Chilua Pegado (Natação Artística), Carlos Mata (Natação Adaptada), Rita Varandas e Bruno Veloso (Natação Pura). Por outro lado, foi igualmente distinguido Romeu Cruz, do Grupo Desportivo de Pirescôxe (Ténis de Mesa).

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Distinções especiais

Esta cerimónia atribuiu ainda as “Distinções Clube Promotor do Desenvolvimento Desportivo” a três clubes do concelho. Desta forma, foram reconhecidos o GimnoFrielas, por ser o clube com mais atletas femininas e a GesLoures, por ter mais atletas no desporto adaptado. Contudo, também foi reconhecido o Sport Grupo Sacavenense, por ser o clube com mais atletas federados. Os responsáveis dos três clubes agradeceram a distinção e sobretudo à CML por ajudar a promover e a estimular a prática desportiva no concelho.

Por fim, procedeu-se à entrega dos “Galardões Loures Desporto”, que resultou de uma votação online, com seis categorias. Participaram quase 15 mil pessoas nesta sondagem. Desta forma, o prémio Atleta Feminina do Ano foi entregue a Clara Pereira (InLine Skating) e a distinção Atleta Masculino do Ano a Pedro Silva (Associação Desportiva Recreativa Cultural Colégio Integrado de Monte Maior). Já a Equipa Feminina do Ano é do Sport Club Sanjoanense e a Equipa Masculina do Ano é do Grupo Desportivo de Pirescoxe. A GesLoures foi reconhecida como tendo a melhor Equipa Mista do Ano e Armandino Santos foi classificado como Treinador do Ano.

Maria Mendes agraciada com Mérito Desportivo

O Galardão Municipal de Mérito Desportivo foi entregue a Maria Mendes, uma jovem ginasta do GimnoFrielas que ficou paraplégica na sequência de uma queda durante um treino. Esta distinção foi entregue pela vice-presidente da CML, Sónia Paixão, juntamente com o presidente da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Jorge Silva. Ao contrário dos restantes, este prémio foi escolhido pelo executivo camarário da CML. Segundo Sónia Paixão, Maria Mendes “tem uma enorme força. É uma grande campeã”.

De seguida, sublinhou ainda que “o desporto está no centro das nossas políticas. Queremos uma comunidade mais ativa, mais saudável e mais feliz”, agradecendo a todos os atletas e clubes que contribuem para o desenvolvimento do desporto em Loures. A vice-presidente da CML deixou ainda alguns agradecimentos aos atletas olímpicos do concelho, tais como Maria Carlos Santos, da GesLoures, mas também a alguns treinadores e dirigentes desportivos, bem como professores, pais e familiares.

“Não há prática desportiva sem vocês. É a conciliação entre a vida pessoal e a vida desportiva e familiar que nós conseguimos ter campeões”, reforçou a autarca. Por outro lado, Sónia Paixão deixou ainda um agradecimento a todos os dirigentes e trabalhadores da CML, sobretudo aos da área do Desporto.

CML está a investir 17 milhões de euros em infraestruturas desportivas

Por fim, lembrou também os projetos desenvolvidos pela autarquia e que têm posto “milhares de crianças a praticar desporto”. Aqui, a vice-presidente lembrou os Jogos da União, que teve quatro modalidades na primeira edição. “Na próxima, vamos ter 15 modalidades desportivas”, adiantou a autarca. A mesma sublinhou também que se quer fazer de Loures um concelho eclético ao nível desportivo. De seguida, lembrou ainda os investimentos da CML nas infraestruturas desportivas.

“Não nos chegam os 15 pavilhões desportivos nem as quatro piscinas. Queremos mais e, por isso, a Câmara Municipal vai investir 17 milhões de euros em novas instalações desportivas”, sublinhou Sónia Paixão. Neste sentido, considera, esta aposta tem “captado, cada vez mais, eventos nacionais, europeus e internacionais”, acabando por contribuir para o desenvolvimento do concelho.

Por fim, e para além do Executivo Municipal da CML e presidentes de junta , também estiveram nesta cerimónia o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e o presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, Luís Monteiro. Igualmente, também marcaram presença o Coordenador Nacional do Desporto Escoll, Rui Carvalho, e ainda o presidente do Portugal Ativo, José Carlos Reis.

Quer comentar a notícia que leu?