No dia 12 de maio, sexta-feira, a Câmara Municipal de Oeiras vai assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia com iluminação roxa o edificio dos Paços do Concelho. A Fibromialgia é uma doença reumática que afeta cerca de 1,7% da população.
O Dia Mundial da Fibromialgia celebra-se a 12 de maio. Por isso, a autarquia acedeu a um pedido da Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF). Esta é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, e reconhecida pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde.
Ao mesmo tempo, tem como objetivo apoiar, sensibilizar e trabalhar em prol das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia e suas famílias. Em comunicado, a APJOF explica que esta doença é a segunda em Portugal que causa mais incapacidade. “Apesar da Fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos, resoluções publicadas no
Diário da República, ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia”, explica a associação.
Por isso, algumas das consequências são os diagnósticos e tratamento tardios, o que “piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial”. O objetivo com a sensibilização para esta doença e para este dia pretende também chamar a atenção para a existência de apoios legislativos e ainda sensbilizar a sociedade para a existência desta doença.
Para além da iluminação dos Paços do Concelho, em Oeiras, a APJOF vai ainda organizar um webinar, gratuito e acessível a todos. A sessão está marcada para dia 12 de maio, às 21h00, em direto na página de Facebook da associação. Por sua vez, esta contará com a participação da Reumatologista Renata Aguiar.
A Fibromialgia é, segundo a APJOF, “uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada e muitas vezes migratória”. Ao mesmo tempo, quem sofre desta doença tem um aumento da sensibilidade a vários estímulos tais como o esforço ou stress.