OEIRAS VAI CELEBRAR O PATRIMÓNIO LOCAL

“Dias do Património” será constituído por um conjunto de atividades que irão decorrer entre os dias 18 de abril e 21 de maio

A Câmara Municipal de Oeiras vai dinamizar a iniciativa “Dias do Património”. Por sua vez, este é um projeto que pretende dar visibilidade ao património local, através de diversas iniciativas que vão ter lugar entre os dias 18 de abril e 21 de maio.

Em comunicado, a CMO explica que este projeto surgiu da necessidade de salvaguardar a herança histórico-cultural do concelho. A iniciativa pretende reunir diversas lembranças coletivas, bem como divulgar e valorizar o património local oeirense.

“Dias do Património” será constituído por um conjunto de atividades que irão decorrer entre os dias 18 de abril e 21 de maio. Ou seja, o objetivo será celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A iniciativa arranca no dia 18 de abril, terça-feira, com uma visita guiada ao Forte de São Julião da Barra, por Joaquim Boiça, que vai ainda contar alguns mitos e lendas deste local. A visita tem início pelas 14h00 e é destinada a maiores de 12 anos. Ainda no mesmo dia, a autarquia irá divulgar, nos seus canais online, o Podcast Piloto – Conversa Desfiada.

De referir que esta iniciativa termina no dia 21 de maio, com diversas ações que vão ter lugar na Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal, Fábrica da Pólvora de Barcarena e Palácio dos Aciprestes, durante todo o dia.

Contudo, o programa pretende ainda dar destaque às diferentes formas de usufruto do património. Por outro lado, quer ainda democratizar o acesso ao património por todos, contando para isso com o apoio de todos os agentes culturais do concelho.

Para mais informações e inscrições, poderá contactar o telefone 214 404 847 ou o email udph@oeiras.pt. Pode ainda consultar o programa completo desta iniciativa no site da CMO.

 


Quer comentar a notícia que leu?