Estudantes já podem tratar do passe na App Navegante

Os jovens estudantes até aos 19 anos já não precisam de renovar o passe nas lojas Navegante no início de cada ano letivo. Desta forma, os jovens já podem tratar do seu passe mensal diretamente na app Navegante, sendo que passa também a ser possível fazer um carregamento com validade prolongada de um ano. 

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) vem facilitar o processo de emissão do passe Navegante a todos os jovens estudantes até aos 19 anos. Desta forma, o título pode ser pedido diretamente na app Navegante, e é igualmente possível fazer um carregamento com validade prolongada, deixando de ser necessário carregar o passe todos os meses. Assim, para quem tem menos de 19 anos basta atualizar o passe Navegante na app, e este fica válido até ao final do mês em que o utilizador faz 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (recorde-se que o cartão Navegante tem uma validade de cinco anos).

Por outro lado, para quem tem mais de 19 anos, mantém-se necessária a entrega de um comprovativo de frequência escolar em todos os inícios de ano letivo. No entanto, o passe fica valido durante um ano, não sendo necessário carregar todos os meses. Para poder usufruir destas medidas, é preciso que os jovens reúnam algumas condições, nomeadamente, ter o Número de Identificação Fiscal (NIF) atualizado nos dados de identificação do cartão Navegante e que este número apenas exista um único cartão ativo. Para os maiores de 19 anos, é ainda obrigatória a prova de frequência de instituição de ensino.

Atualização de dados de forma desmaterializada

No caso de os elementos anteriormente referidos não estarem atualizados, os utilizadores podem, através da app, associar o NIF a um determinado cartão, escolher o cartão (no caso do utilizador ter mais do que um cartão associado) que passa a utilizar com o titulo gratuito, e submeter o comprovativo de matrícula (nos formatos PDF, JPG ou PNG). Assim, torna-se igualmente desnecessária a deslocação a uma loja Navegante para tratar destas questões. Porém, e se não pretender fazer estas atualizações pelos meios digitais, poderá também fazer a atualização dos dados através do número 218 206 050.

Depois, será necessário aguardar entre 24 a 48 horas para regressar à app para realizar o carregamento do passe. Por fim, e para chegar ao maior número de utilizadores, a TML está, atualmente, a divulgar uma campanha publicitária sobre estas novas funcionalidades, e que está disponível em vários locais. Esta campanha tem como objetivo incentivar o maior número possível de estudantes a ativar o desconto de forma rápida, evitando o habitual congestionamento nos espaços cliente no durante o mês de setembro, altura marcada pelo regresso às aulas.

Quer comentar a notícia que leu?