FIM DE ANO EM LISBOA VAI TRAZER CONDICIONAMENTOS NA CIDADE

Devido às festas de Fim de Ano, que se vão realizar na Praça do Comércio e no Parque das Nações, o trânsito estará condicionado nestas duas zonas entre os dias 31 de dezembro, sábado, e 1 de janeiro, mas a Carris irá reforçar a Rede da Madrugada na noite de Ano Novo e o Metro irá funcionar até às 01h00, mas irá aumentar a capacidade dos comboios com seis carruagens.

Desta forma, na Praça do Comércio e arruamentos envolventes, entre as 17h00 de 31 de dezembro e as 05h00 de 1 de janeiro, será encerrada a circulação automóvel nas seguintes artérias: cruzamento da Av. 24 de Julho com a Av. D. Carlos I ; cruzamento da Rua de S. Paulo c/ a Rua da Moeda e cruzamento da Rua das Flores com a Rua de S. Paulo.

Neste último, o acesso ao Largo do Corpo Santo pela Rua de S. Paulo estará condicionado a partir das 17H00. Já os acessos para a zona Ribeira da Naus e Largo do Corpo Santo, a partir do Cais do Sodré, Praça Duque de Terceira, Largo Barão de Quintela e Rua das Flores, estarão encerrados, assim como a Rua do Arsenal.

Já o Viaduto da Av. Mécia Mouzinho de Albuquerque, na Av. Infante D. Henrique, será totalmente cortado ao trânsito automóvel, exceto aos transportes públicos. Também o eixo Av. Infante D. Henrique – Santa Apolónia, será totalmente cortado ao tráfego automóvel, exceto para a Carris, que poderá inverter a sua marcha junto à Alfandega, no acesso ao largo Terreiro do Trigo.

Também o cruzamento da avenida Infante D. Henrique com a Estação Sul e Sueste, estará encerrado, de forma a impedir o acesso à Praça do Comércio, e o cruzamento da Rua da Alfândega com a  Praça do Comércio, estará impedido, para que se impeça o acesso à Praça e à Rua do Arsenal, bem como à Avenida Infante D. Henrique.

Já o acesso ao Parque da Praça do Município contará com um percurso alternativo para viaturas credenciadas, e que passará pelo Largo do Chiado, Rua António Maria Cardoso, Rua Vitor Cordom, Calçada de S. Francisco, e Rua Nova do Almada (em contramão). Nos Restauradores, a passagem para o Rossio será apenas permitida aos transportes públicos, e na Praça da Figueira, estará encerrado o acesso à Rua dos Fanqueiros e à Rua dos Douradores, havendo um desvio para o Rossio ou Martim Moniz, e as ruas do Ouro, dos Sapateiros, e da Conceição estarão encerradas.

Na zona do Parque das Nações, serão afetadas as seguintes ligações: cruzamento da Praça do Venturoso com a Av. da Boa Esperança; rotunda dos Vice-Reis com a Av. da Boa Esperança e Alameda dos Oceanos; rotunda da Torre Vasco da Gama e Rua do Bojador; e ainda a rotunda do Altice Arena e Rua do Bojador.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa explica que as entidade policiais estarão presentes nestes locais para coordenar e garantir, durante os condicionamentos, a segurança viária, assegurando os desvios necessários, em especial dos veículos prioritários.

Carris irá reforçar oferta durante a madrugada e Metro funcionará com seis carruagens até à 01h00

Devido a estes constrangimentos de trânsito, a Carris vai reforçar a circulação da Rede da Madrugada, das carreiras 201, 202, 206, 207, 208 e 210, contando com três autocarros no Cais Sodré; três autocarros no Rossio; e ainda mais dois autocarros em Santa. Apolónia / Av. Infante D. Henrique. No entanto, os elétricos e os autocarros, não circularão na zona da Rua do Arsenal e na zona da Av. Ribeira das Naus, a partir das 17h00, e o Metropolitano de Lisboa não terá prolongamento e funcionará até à sua hora habitual, 01h00, mas irá reforçar a capacidade dos comboios, que funcionarão com seis carruagens.

Ao mesmo tempo, e devido aos festejos agendados para a Praça do Comércio prevê-se, por questões de segurança, que a estação Terreiro do Paço (linha Azul) encerre às 18h00 do dia 31 de dezembro, reabrindo às 06h30 do dia 01 de janeiro. Em alternativa a esta estação, poderão ser utilizadas as estações Cais do Sodré ou Baixa Chiado (linha Verde), que estarão abertas até às 01h00 da noite de Ano Novo.

O Metro retomará o serviço de exploração às 06h30 do dia 01 de janeiro de 2023, momento em que entram em vigor os novos tarifários dos bilhetes, explica a empresa em nota de imprensa.

As ligações fluviais para o Barreiro e Cacilhas irão funcionar, no dia 31 de dezembro, com horário de sábado com partidas extra, cujos horários serão comunicados logo que possível; e com duas partidas extra norte > sul, às 3h e 4h da madrugada do dia 1 de janeiro.

Já as restantes ligações fluviais manterão a oferta habitual de sábado e de domingo, e a CP recebeu um pré-aviso de greve, e que poderá comprometer o reforço da oferta nas linhas de Sintra e Cascais, durante o Ano Novo.

O concerto na Praça do Comércio terá início pelas 22h30, e as entradas e saídas no recinto serão feitas, de forma pedonal, pelo Largo do Corpo Santo; Rua do Arsenal; Rua do Ouro; Rua Augusta; Rua da Prata; Rua dos Fanqueiros; Rua da Madalena; Rua da Alfândega; e Avenida Infante D. Henrique (apenas para saídas do recinto).

Ao mesmo tempo, é ainda proibida a entrada no evento com os seguintes objetos: armas de fogo; garrafas e copos de vidro; explosivos; drogas e seringas; buzinas de ar comprimido; apontadores laser: paus de selfies (‘selfie sticks’); megafones; bancos e cadeiras; guarda-chuvas, e capacetes.

Foto de capa: José Frade/EGEAC

Quer comentar a notícia que leu?