FREGUESIAS DE LOURES PROMOVEM ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

Agora que se aproxima a época estival, são várias as freguesias do concelho de Loures que vão celebrar o verão com diversas atividades, que passam por gastronomia, música, ou passeios, e destinadas a todas as idades. 

Julho:

Na freguesia de Fanhões, a Sociedade Recreativa de Casaínhos, vai organizar, nos dias 2 e 3 de julho, a sua Festa Anual. O evento arranca às 11h00 de sábado, dia 2, com uma demonstração de Judo. Às 22h00, sobe ao palco a Banda CTL. Já no domingo, dia 3, a festa começa às 12h00. Às 17h00, está marcada a atuação da Banda de Música da Sociedade Recreativa de Casaínhos. Quatro horas depois, às 21h00, nova atuação da Banda CTL, que encerra também a edição de 2022 da Festa Anual de Casaínhos.

Na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, realizar-se-à mais uma edição da Ocupação de Tempos Livres (OTL), destinada a crianças dos seis aos 12 anos e residentes na freguesia. Esta iniciativa terá diversas atividades, desde cinema, teatro, desporto, entre outras e realiza-se entre os dias 4 a 22 de julho.

E também para aproveitar o bom tempo e o calor, a Junta de Freguesia de Loures vai promover a iniciativa ‘Junta-te na Onda’, destinada a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos que sejam residentes na freguesia. Este programa tem início a 27 de junho e vai até ao dia 8 de julho. As inscrições são gratuitas e decorrem na Junta de Freguesia de Loures. A iniciativa está limitada a 100 crianças por semana.

Ainda na freguesia de Loures, destaque para o Concerto com emCANTUS, marcado para o dia 3 de julho, às 18h00, no Parque Urbano do Infantado. Dias depois, entre os dias 8 a 10 de julho, realizar-se-á a Feira de Loures, que vai desde a Rua da República, passando pelo Jardim Rosa Bastos, até ao Parque das Tinalhas. Esta iniciativa pretende fazer uma viagem no tempo aos primeiros anos da Feira de Loures, no início de século XX, dando a conhecer a sua história, mas também promover o comércio tradicional de Loures e os produtos da região.


Para além do comércio, o evento vai ter ainda um espaço de animação, no Parque de Estacionamento das Tinalhas, e que vai estar em funcionamento entre as 18h00 e as 24h00 de dia 8, sexta-feira; as 14h00 e as 24h00 de sábado, dia 9; e entre as 14h00 e as 22h00 do dia 10 de julho.

No mesmo fim de semana, decorre ainda, no Pavilhão Paz e Amizade, a segunda edição do LouresJazz, organizada pela Câmara Municipal de Loures, com produção da Clave na Mão. Durante os dias 8, 9 e 10 de julho, três músicos portugueses de jazz sobem ao palco e a entrada nos espetáculos é gratuita e sujeita à lotação da sala.

Na União de Freguesias de Moscavide e Portela, está de volta o Portela Street Food Festival, entre os dias 7 a 10 de julho, no Jardim Almeida Garrett. Após uma paragem de dois anos, devido à pandemia, o evento regressa em força com diversas sugestões gastronómicas, assim como com atividades para os mais novos, diversões e música.

A 10 de julho, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Vila de Rei irá comemorar o seu 70º aniversário, com diversas atividades, entre as quais uma romagem ao cemitério do Arneiro, em Bucelas e uma missa campal, no Polidesportivo de Vila de Rei. Da parte da tarde, haverá um almoço convívio com entidades oficiais, sócios e convidados, bem como uma sessão solene e os festejos do aniversário desta coletividade. As inscrições estão abertas até ao dia 8 de julho, e são limitadas a 200 pessoas.

Destaque também para a habitual Feira Urbana da Portela, que se realiza ao primeiro e ao terceiro sábados de cada mês, entre as 09h30 e as 13h00 no Jardim Almeida Garrett (no espaço envolvente à Associação de Moradores da Portela).

De regresso está também o Campo de Férias, promovido pela União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho. Esta iniciativa vai promover três semanas de praia, no mês de julho, a todas as crianças dos seis aos 12 anos, e cujos pais estejam recenseados em Sacavém ou no Prior Velho. As inscrições arrancaram no dia 15 de junho, na Junta de Freguesia de Sacavém e no Centro de Recursos do Prior Velho.

No dia 16 de julho, é a vez de Santo Antão do Tojal receber a iniciativa ‘Tojal By Night’, onde serão tocados os êxitos da moda, mas também os dos anos 70, 80 e 90. O evento é gratuito e decorrerá na Praça Monumental.

Entre os dias 15 a 19 de julho, estão de regresso a Bucelas as tradicionais Festas em Honra do Anjo Custódio da Nação, evento que já se realiza desde o século XVI e que conta, habitualmente, com iniciativas religiosas e musicais. Em 2022, estas festas serão organizadas pela Banda Recreativa de Bucelas.

A partir do dia 30 de junho e até 17 de julho, o Festival do Caracol Saloio instala-se no Parque Verde do LoureShopping, no Infantado. Esta iniciativa tem entrada gratuita e oferece um conjunto variado de pratos confecionados com caracóis e caracoletas, complementado com uma oferta de street food e artesanato. Para além da gastronomia, haverá ainda diversos espetáculos musicais e um espaço de animação infantil.

O Festival do Caracol Saloio é organizado pela Câmara Municipal de Loures e vai contar ainda com a participação de nove tasquinhas, em representação dos restaurantes do concelho. De 15 a 17 de julho, as Festas de Loures instalam-se em Sacavém, com artesanato, street food, ateliers, visitas à Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho e concertos.

No dia 15 de julho, sobe ao palco Rui Veloso, no dia 16 de julho, atuam os The Lucky Duckies e no último dia, 17 de julho, a festa será assegurada pelos Blasted Mechanism. Na semana seguinte, o evento segue para Loures, onde entre os dias 22 e 26 de julho, os visitantes poderão encontrar vários espaços de animação ao longo da cidade, com destaque para a Feira de Rua e para um Wine Lounge, dedicado ao vinho produzido no concelho.

Ao mesmo tempo, haverá ainda animação de rua. Quanto à música, vão existir três palcos com propostas para diferentes públicos: o Palco Jovem, junto ao Pavilhão Paz e Amizade, com programação para os mais jovens; o Palco Mundos, no Jardim Major Rosa Bastos, com uma programação musical diversificada; e o Palco Central, onde irão atuar nomes consagrados da música portuguesa.

O Palco Central ficará localizado no parque das Tinalhas e nele vão atuar nomes como Anselmo Ralph (22 de julho), D.A.M.A (23 de julho), José Cid (24 de julho), Beatriz Rosário (25 de julho) e David Fonseca (26 de julho).

No dia 26 de julho, feriado municipal, terão lugar as condecorações municipais, numa cerimónia que pretende homenagear as personalidades e as entidades que se notabilizaram no desempenho das suas funções e que ajudaram a projetar o nome de Loures a elevados patamares do reconhecimento público.

Em Camarate, no dia 24 de julho, está marcada a comemoração do Dia dos Avós, com início a partir das 15h00 no Parque Desportivo de Camarate. Este evento, com entrada gratuita, contará com a atuação de diversos ranchos folclóricos.

Até ao dia 29 de julho, a União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho vai estar a disponibilizar, de forma gratuita, transporte para idas à praia, no âmbito da iniciativa Praia Sénior 2022. As inscrições são realizadas na Junta de Freguesia de Sacavém ou no Centro de Recursos do Prior Velho entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00.

No dia 30 de julho, a Casa do Povo de Bucelas irá comemorar os seus 62 anos, com diversas iniciativas destinadas aos sócios e população em geral. No dia seguinte, dia 31 de julho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas vai realizar uma cerimónia de comemoração dos seus 131 anos ao serviço da comunidade, com distinções e entrega de medalhas aos profissionais que se destacaram pelo seu trabalho. Ambas as iniciativas contam com o apoio da Junta de Freguesia de Bucelas.

Agosto:

Durante todo o mês de agosto, a mesma autarquia vai também promover a iniciativa ‘Férias Divertidas’, destinada às crianças entre os seis e os 12 anos. Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia, em conjunto com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Parque Escolar de Bucelas.

Nos meses de julho e agosto, a União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho convida todos os jovens, entre os 16 e os 20 anos, a participarem no Projeto OTL – Ocupação de Tempos Livres. A iniciativa é destinada a jovens residentes na freguesia e tem como objetivo incentivar os jovens a participarem na vida da comunidade, através de diversas iniciativas.

Setembro:

No dia 3 de setembro, o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta vai realizar, nas suas instalações, mais uma edição da Festa de Folclore e da Cultura Popular, que vai contar, como é habitual, com diversas atuações de ranchos e grupos populares.

A 10 de setembro, realiza-se novamente o Moscavide Street Party Sunset, evento organizado pela União de Freguesias de Moscavide e Portela. Entre as 16h00 e as 01h00, esta iniciativa vai ter música, gastronomia, animação, lojas e insufláveis para os mais novos. O objetivo do Moscavide Street Party Sunset, com entrada gratuita, é promover e desenvolver o comércio tradicional da freguesia.

No segundo fim de semana de setembro, dias 9 e 10, regressa o Bobadela Vila Rock, evento apoiado pela União das Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela. Esta iniciativa vai agora para a sua oitava edição e tem como objetivo dar a conhecer novas bandas de rock.

No dia 15, o Clube de Futebol Os Bucelenses vai celebrar os seus 92 anos, com uma comemoração na sede do clube, e dia 25, o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta vai realizar a Festa de Folclore Infantil, com a atuação de diversos grupos populares. Ambos os eventos contam com o apoio da Junta de Freguesia de Bucelas.

Nos dias 28 e 29 de setembro, Santo Antão do Tojal recebe novamente a Feira Setecentista. Neste evento, com entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar a animação de rua, ver danças tradicionais, conhecer jogos tradicionais e ainda conhecer os produtos típicos da região.

Quer comentar a notícia que leu?