Loures recebe o maior centro de distribuição da DPD em Portugal

A empresa francesa DPD inaugurou, esta quarta-feira, 5 de junho, a maior plataforma de encomendas do país, em Santo António dos Cavaleiros, concelho de Loures. O espaço conta com uma área de 12 mil metros quadrados e pretende dar resposta ao aumento da procura na área da Grande Lisboa e no resto do país.

A DPD inaugurou, esta quarta-feira, 5 de junho um novo centro de distribuição de encomendas em Santo António dos Cavaleiros, e é, atualmente, o maior da transportadora em Portugal, sendo ainda resultado de um investimento de 30 milhões de euros. O objetivo, com este novo centro é “dar resposta ao crescimento da atividade” no país. No total, este armazém conta com cerca de 370 colaboradores, e vai ao encontro do objetivo da marca em finalizar o presente ano com uma faturação de 115 milhões de euros em Portugal.

Para Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), este investimento demonstra o “desiderato do executivo municipal”, ou seja, a “rapidez na decisão para que Loures prossiga no centro de oportunidades no país”. O autarca referiu ainda município é “amigo do investimento privado, necessário para o nosso concelho que possui potencialidades que incentivam à fixação de empresas”. Por sua vez, o Ministro da Economia, Pedro Reis, também presente na inauguração, reforçou que a “iniciativa das autarquias pode fazer vingar o investimento nacional e estratégico no país”.

Processamento de 10 mil encomendas por hora

Neste espaço, existem 120 postos de carregamento elétrico e uma máquina de triagem, com capacidade de processamento de 10 mil encomendas por hora através do sistema ‘crossbelt’, isto é, uma “tecnologia de ponta que temos um orgulho enorme em trazer para o país”, conforme salientou o administrador da DPD Portugal, Olivier Establet. Este novo ‘hub’ de Loures pretende “dar resposta ao crescimento da atividade” da DPD em Portugal, país onde a empresa registou em 2023 “o melhor ano de sempre, ultrapassando o marco histórico dos 101 milhões de euros em faturação”, e que se destacou como um dos mercados em que o grupo Geopost mais cresceu no ano passado.

No novo centro logístico, 3.100 metros quadrados são destinados aos escritórios, onde vão laborar 140 responsáveis pela parte administrativa da empresa; e os restantes nove mil metros quadrados dizem respeito à zona de armazém, onde vão operam 230 colaboradores encarregados pela triagem e distribuição de encomendas. Nas novas instalações, irão ficar concentradas a sede da empresa e as respetivas operações na área da Grande Lisboa, que atualmente se localizam em São João da Talha (Loures) e Olivais (Lisboa).

DPD entregou mais de 26 milhões de encomendas em 2023

O edifício conta ainda com a certificação ambiental Breeam Excellent do Building Research Establishment (BRE). “Estamos muito entusiasmados com a inauguração do novo ‘hub’, que dá resposta à procura verificada e acompanha a evolução das necessidades dos nossos clientes. Com este novo centro logístico pretendemos prestar serviços de entrega cada vez mais rápidos, fiáveis e sustentáveis. Acreditamos que este será um passo importante para continuarmos a crescer em Portugal, onde esperamos fechar o ano com um crescimento na ordem dos 13%, alcançando os 115 milhões de euros de faturação”, afirma ainda o CEO da DPD Portugal.

Por fim, esta empresa é líder no mercado doméstico do transporte expresso. Em 2023, entregou mais de 26 milhões de encomendas em Portugal através das suas 14 estações, 1.500 pontos ‘pickup’ e várias centenas de circuitos de distribuição que possui em território nacional.


Quer comentar a notícia que leu?