MARCHA DO BEIRA MAR DE ALMADA VAI TER OS AGUADEIROS COMO TEMA

Segundo Tânia Correia, que é uma das coordenadoras da Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada, o tema que a marcha vai apresentar em 2022 será relacionado com os Aguadeiros, numa espécie de “regresso às origens”, uma vez que este foi o tema que apresentaram na sua estreia, há 24 anos.

O projeto que será apresentado este ano é o mesmo que estava pensado para a edição de 2020, que não se realizou devido às restrições impostas pela pandemia. “A Câmara Municipal de Almada pediu-nos para manter os projetos”, explica Tânia Correia, ao Olhares de Lisboa, acrescentando que, “normalmente, os preparativos para as Marchas de Almada começam logo em setembro ou outubro”.

A Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada é organizada por esta coletividade, que, para além da marcha, promove ainda atividades como o futebol, karaté, hip-hop, dança do ventre ou Chikung. Segundo a coordenadora, a Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada já participa nas Marchas Populares de Almada desde 1998, sendo das mais antigas em competição.

Por isso, o grupo de marchantes é praticamente o mesmo todos os anos, no entanto, “estes dois anos de paragem não nos ajudaram muito, porque houve pessoas que sairam”, a que se junta a habitual “dificuldade em conseguir homens para a marcha”, explica Tânia Correia. Contudo, os marchantes são recrutados através de publicações nas redes sociais e na própria coletividade, mas também através do ensaiador, “que é de Lisboa e traz muita gente de lá”, acrescenta a coordenadora.

Por isso, o grupo da Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada conta com pessoas de Almada e de Lisboa, sendo que algumas delas também marcham na capital. Por isso, os ensaios, que decorrem na sede do Beira Mar Atlético Clube de Almada, desde abril, estão agora a decorrer aos fins de semana, mas “a partir de dia 13, quando terminarem as Marchas de Lisboa, vamos começar a ensaiar todos os dias”, acrescenta Tânia Correia, que também faz parte da comissão organizadora da marcha, em conjunto com Ângela Almeida, Carmo Martins, Vanda Gomes e Patrícia Faria (também coordenadora da marcha).

Em 2022, a Marcha do Beira Mar de Almada vai contar com o ator João de Carvalho e a cantora Sónia Costa como padrinhos. O coreógrafo é Hugo Miguel Barros, que é também ensaiador da marcha, juntamente com Sara Brandão. Os arcos e os trajes estão a cargo de Gina Caeiro e a costura dos fatos é de Glória Penetra. Os autores das canções da Marcha do Beira Mar de Almada são Francisco Santos (música) e Ester Jesus Correia (letras), e as mascotes serão a Letícia e o Gabriel.


A Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada já venceu duas vezes as Marchas Populares de Almada, e a expetativa para 2022 é “dar o nosso melhor, mostrar o nosso trabalho”, explica a coordenadora, acrescentando, que, mais do que o resultado final, “estamos de volta às Marchas, e isso é o mais importante”.

A Marcha do Beira Mar Atlético Clube de Almada vai marchar no dia 23 de junho, na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. No dia 2 de julho, irá apresentar-se mais uma vez, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó.

Nr: Noticia atualizada em 20/6/2022

Visite a loja https://olharesdelisboa.pt/produto/beira-mar-de-almada-2018/

Quer comentar a notícia que leu?