MARCHA DO CENTRO COMUNITÁRIO PIA II VAI RECORDAR AS MEMÓRIAS DO CAIS DO GINJAL

A Marcha do Centro Comunitário Pia II já existe antes do início das Marchas Populares de Almada, e foi criada no âmbito da resposta social que este centro dá à população residente na zona do Monte da Caparica.

O Centro Comunitário Pia II foi criado no final dos anos 80 e é uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Almada. O objetivo deste centro é dar apoio social a pessoas e famílias dos bairros do Monte da Caparica.

A respetiva marcha inclui jovens dos 12 aos 30 anos, explica a coordenadora da marcha e animadora sociocultural no Centro Comunitário Pia II, Cátia Durão, ao Olhares de Lisboa

Todos estes jovens são residentes no Monte da Caparica, e a marcha, segundo Cátia Durão, surgiu pela “necessidade de trabalhar as competências sociais e pessoais destes jovens”. Toda a equipa que organiza a Marcha do Centro Comunitário Pia II trabalha nesta instituição, que dá apoio a pessoas desfavorecidas e em situação de carência económica.

Já o grupo de marchantes é composto por jovens que já marcham pelo Centro Comunitário Pia II há alguns anos, embora este ano existam alguns estreantes. “Há sempre uma renovação no grupo, ou porque há jovens que saem, outros que passam para outros cargos”, explica Cátia Durão, que acrescenta ainda que todo o projeto que será apresentado “foi pensado em 2019”.

Em 2022, o tema que será apresentado será ‘Cais do Ginjal – As Memórias da nossa Gente’. O tema foi escolhido, segundo a coordenadora, pelo motivo de que “o Cais do Ginjal era um ícone de Almada antes de haver a ponte 25 de abril, e como agora vai haver uma revitalização do sítio, decidimos então trazer as memórias antigas até a um futuro presente”, explica a coordenadora da marcha, que ajuda na “parte da costura dos fatos e da cenografia”.

Os ensaios da Marcha do Centro Comunitário Pia II começaram em março e a expetativa para este ano é voltar a ganhar as Marchas Populares de Almada, após terem conquistado um terceiro lugar em 2019. No entanto, a Marcha do Centro Comunitário Pia II já venceu várias vezes o concurso, tendo sido campeã em 2017 e em 2018.


Os padrinhos da edição deste ano são Sérgio Alves e Andreia Ventura. Já as coreografias estão a cargo de Maria Temporão e Rafaela Gomes é a ensaiadora da marcha. Já Diego e Milena serão as mascotes.

A Marcha do Centro Comunitário Pia II vai marchar no dia 23 de junho, na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. No dia 2 de julho, irá apresentar-se mais uma vez, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó.

Canecas Marchas Populares de Almada 2018 :  https://olharesdelisboa.pt/loja/

Nr: Noticia atualizada em 24/06/2022

 

 

Quer comentar a notícia que leu?