O tema “Menino Parque Mayer”, de Carlos Leitão, é o título da composição vencedora do concurso Grande Marcha de Lisboa 2023. Por sua vez, o vencedor receberá 5.500 euros e a exibição do tema nas Marchas Populares de Lisboa.
Desta forma, o júri elegeu o tema ‘Menino Parque Mayer’, com letra e música de Carlos Leitão, de entre 22 candidaturas. Por sua vez, o júri, em 2023, era composto pelo maestro, músico e compositor Carlos Alberto Moniz (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores), pela cantautora Luísa Sobral e pelo compositor e diretor artístico Jorge Salgueiro.
Contudo, os elementos do júri avaliaram as canções em três categorias: Apreciação da música, Apreciação da letra e Apreciação na generalidade. Por outro lado, o Parque Mayer (que no ano passado celebrou o 100.º aniversário) serviu de mote para a edição 2023 do concurso da Grande Marcha.
Ao mesmo tempo, será ainda o tema principal da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa. Neste sentido, ‘Menino Parque Mayer’ será apresentado e interpretado por todos os participantes das Marchas Populares de Lisboa. Recorde-se que este concurso está marcado para junho, e está inserido no âmbito das Festas da cidade.
Por sua vez, as Marchas Populares de Lisboa ocorrem em dois momentos. Desta forma, o primeiro realizar-se-á no primeiro fim de semana de junho, com as exibições na Altice Arena. Já o segundo momento diz respeito ao desfile da Avenida da Liberdade, na noite de Santo António.
Vencedor já partilhou o palco com grandes nomes do fado
Carlos Leitão é natural de Lisboa. Em 2010, deixou o jornalismo para se dedicar exclusivamente à música. Atualmente, integra o elenco fixo do Clube de Fado, em Lisboa. Por outro lado, começou a cantar e a tocar guitarra clássica desde muito cedo, tendo ganho, aos 10 anos, a “Grande Noite do Fado”, na categoria de juvenis.
No mesmo sentido, e ao longo do tempo já partilhou o palco com nomes como Cristina Branco, Custódio Castelo, Marco Rodrigues, Mário Pacheco, Cuca Roseta, entre outros. O concurso da Grande Marcha de Lisboa é uma iniciativa conjunta da CML e da EGEAC. Todos os anos, distingue a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de €5.500.
Letra: Menino Parque Mayer
Quando Lisboa anoitece
As luzes ganham mais brilho
Mas p’ra que a noite comece
Falta acordar o seu filho
Levanta-se para viver
Em cada fado que entoa
Acorda, Parque Mayer
Tens 100 anos de Lisboa
Portas abertas para a cidade
Está a chegar a multidão que quer entrar
Pel’Avenida da Liberdade
Renasce a noite que é o povo a querer marchar
Parque Mayer a noite é tua
Porque o teatro tem mais vida que a memória
Esta Lisboa é a tua rua
Para festejar os teus 100 anos de glória
E quando desce a cortina
Tens o povo a aplaudir
Lisboa é sempre menina
E o passado quer lá ir
Raúl, Ivone e Vasquinho
Trazem Lisboa na voz
Beatriz e Ribeirinho
Todos eles somos nós
Pseudónimo: Amadeu Macau
Letra e Música: Carlos Leitão