União de freguesias de Carnaxide e Queijas apostada no desenvolvimento

O papel das freguesias na promoção do desenvolvimento local, potenciado pela sua proximidade às populações, é destacado na edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, que já se encontra disponível para download.

Há uma série de realidades, relacionadas com a exclusão social, com o afastamento do exercício da cidadania, que estão a ser combatidas na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), através da delegação de competências da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) para a união de freguesias. Inigo Pereira, presidente da UFCQ, considera que as freguesias têm um papel importante no desenvolvimento local. Isto numa altura em que “a sustentabilidade dos territórios obriga a combinar a competitividade, as questões sociais e o ambiente”.

Como interveniente que compreende bem o território e conhece a população, adianta que a UFCQ vai prosseguir com todos os projetos que estão a ser desenvolvidos em Carnaxide e Queijas. Assim, irá continuar com a reparação e manutenção das oito escolas e dos espaços verdes do território. Ao mesmo tempo, irá ainda manter a aposta no Centro de Enfermagem de Queijas. Este espaço realiza mais de 500 procedimentos/mês.

Por outro lado, o principal objetivo da autarquia local é prosseguir na senda do desenvolvimento. Para isso, conta com o apoio da CMO, como foi referido pelos vários oradores na sessão comemorativa do 10º aniversário da UFCQ. Contudo, nesta edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas pode também ler uma reportagem sobre a cerimónia de “Pau de Fileira” no empreendimento habitacional Alto da Montanha.

O presidente da CMO, Isaltino Morais, esteve no “pau-de-fileira” (colocação das traves do telhado) deste empreendimento, em Carnaxide. O lançamento da primeira pedra foi a 24 de janeiro de 2023. Este investimento terá 64 casas, 32 em tipologia T2 e 32 em tipologia T3, contando com um piso de serviços, estando a data de conclusão prevista para julho de 2024.

Nova Unidade de Cuidados Continuados

Também na mesma edição, ficará a saber que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve à conversa com alunos de escolas de Oeiras, no Auditório do Taguspark, no âmbito da apresentação do “Dia da Democracia”. Por sua vez, este é um projeto apoiado pela autarquia de Oeiras e pela Associação Sedes.

Todavia, outro destaque é também a inauguração da nova Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Instituto São João de Deus, em Carnaxide. Desta forma, esta nova unidade vai possibilitar uma maior cobertura de respostas ao nível da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Este espaço foi construído em parceria com o Município de Oeiras, que fez a cedência do terreno em direito de superfície.

Aumentar oferta de lar de idosos

Na edição impressa do nosso jornal, o padre Pedro Coutinho, pároco de Carnaxide há cerca de cinco anos, revela que pretende aumentar a capacidade de acolhimento do lar de idosos. Deste modo, será possível oferecer uma maior resposta aos utentes que procuram esse estabelecimento. Em entrevista a Olhares de Carnaxide e Queijas, o padre salienta que o projeto da paróquia de Carnaxide passa muito pelas famílias.


Por fim, a segurança e o bem estar da comunidade são outros temas desenvolvidos pelo Olhares de Carnaxide e Queijas. Aqui, revelamos que os bombeiros de Carnaxide e Linda-a-Pastora – os “nossos bombeiros” como carinhosamente são chamados por muitos residentes da UFCQ -, estão preparados para o futuro e para ou desafios que lhes surjam, quer sejam conhecidos ou desconhecidos, com maior ou menor dificuldade, estando na vanguarda do socorro às populações.

Descarregue e leia a edição impressa Olhares de Carnaxide e Queijas - Novembro 2023 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?