Durante o fim de semana, em Portugal, 27 mil professores e funcionários escolares, do pré-escolar e primeiro ciclo foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid. Em Lisboa. Fernando Medina garante que mais de 5.500 professores e funcionários foram vacinados.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, estiveram no mais recente centro de administração de vacinas de Lisboa, localizado no Pavilhão 3 da Cidade Universitária (entrada junto às piscinas do EUL) para acompanhar o processo de vacinação dos professores e funcionários do pré-escolar e do primeiro ciclo.
Segundo Fernando Medina, no centro de vacinação da cidade universitária, deverão ser vacinados, até domingo, 5500 docentes e não docentes que trabalham em Lisboa.
Destacando a articulação entre os vários profissionais intervenientes na campanha de vacinação, Fernando Medina deixou «uma palavra de reconhecimento e de agradecimento a todos os profissionais: os enfermeiros, os médicos, elementos da Proteção Civil Municipal, bombeiros, todos os voluntários que participam nesta operação conjunta de vacinação de docentes e não docentes das escolas de Lisboa».
Fernando Medina garantiu: «as vacinas não vão ficar paradas. Vão ser distribuídas à medida que forem chegando e temos as condições de triplicarmos as vacinações em todos os centros existentes em Lisboa».
Vacinar 100 mil pessoas/dia
Por seu turno, o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, garantiu que, durante este fim-de-semana, vão ser vacinados com a primeira dose da vacina entre 65 e 70 mil professores em todo o país, estimando que o plano de vacinação para docentes e não docentes das escolas até ao ensino secundário deverá ficar concluído até abril, abrangendo cerca de 280 mil pessoas.
O coordenador da ‘task force’ estimou ainda que em abril seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, atendendo às remessas de vacinas que Portugal deverá receber no segundo trimestre.
«Temos o objetivo de vacinar todos os dias 100 mil pessoas e, se vierem mais vacinas, podemos alcançar às 150 mil vacinações/dia afirmou Gouveia e Melo.
«Vamos saltar um fim de semana, o da Páscoa, para nos organizarmos e passarmos, no fim de semana seguinte, de 40 mil para 100 mil por dia», explicou, o que requer um plano organizado com profissionais suficientes, locais de vacinação definidos e «vacinar com rapidez para não acumular vacinas».
No primeiro trimestre, Portugal recebeu dois milhões de vacinas, estando previsto, para o segundo trimestre, o país receber nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.
#ComércioNaLinhaDaFrente . Serviços e Takeaway