Esta segunda-feira, dia 24 de abril, Lisboa vai celebrar os 49 anos da Revolução dos Cravos com um concerto de Vitorino e outros artistas. O espetáculo está marcado para as 22h00, no Terreiro do Paço.
Este concerto que vai celebrar a Revolução dos Cravos vai ter mais de 20 canções, interpretadas por Vitorino e outros convidados. O espetáculo está inserido nas Festas de Abril, promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, e tem como título ‘Abril em Flor’.
O evento reúne temas de autores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Sérgio Godinho. Alguns dos artistas que se irão juntar a Vitorino são Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo.
Espetáculo vai ainda contar com poesia
Por outro lado, através de gravações em vídeo, Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim irão declamar a poesia de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo. Já Sérgio Costa, Rui Alves, Carlos Salomé, Paulo Jorge Ferreira, Daniel Neto e Guilherme Duque, dirigidos por Tomás Pimentel, serão os músicos que acompanharão os artistas convidados.
António Jorge Gonçalves é o autor da cenografia dinâmica que vai estar presente em todo o espetáculo. Neste sentido, esta irá projetar no palco vários desenhos ao vivo, criados a partir de uma seleção de fotografias.
No entanto, no final do espetáculo haverá uma sessão de fogo de artifício, por volta da meia-noite. O objetivo é celebrar a entrada no dia em que se comemoram os 49 anos da Revolução dos Cravos e da Liberdade.
Memórias de Abril em destaque
Por outro lado, o ateliê OCUBO vai exibir um espetáculo de videomapping que pretende evocar algumas Memórias de Abril. Desta forma, e durante 11 minutos o público poderá fazer uma viagem por alguns dos acontecimentos que marcaram o antes e o depois da Revolução dos Cravos, mas também os principais episódios de 25 de Abril de 1974.
Para além deste espetáculo, o público pode ainda experimentar, até ao final do mês, outras propostas culturais, no âmbito das Festas de Abril. Algumas sugestões desta iniciativa são música, exposições, teatro, cinema, entre outros.