A Câmara Municipal de Lisboa vai distinguir Cristiano Ronaldo com a Medalha de Honra da Cidade. A proposta partiu do presidente da autarquia, Carlos Moedas. Esta distinção foi aprovada em reunião do executivo municipal, sublinhando o percurso profissional do jogador.
A proposta sublinha o seu “percurso de vida como desportista reconhecido mundialmente, com reflexos diretos na cidade de Lisboa e nos seus habitantes”. Por isso, a CML quer atribuir a Medalha de Honra da Cidade a Cristiano Ronaldo, “um grande lisboeta, no sentido da paixão que tem pela cidade”.
“Na vida da autarquia é importante reconhecer aqueles que, pelo seu valor, pela sua energia, pela sua capacidade, contribuíram para a nossa cidade, para a cidade que nós somos”, afirmou Carlos Moedas, citado em nota de imprensa. Ao mesmo tempo, o edil defende ainda que “a história de Cristiano Ronaldo, várias vezes considerado o melhor jogador do mundo, está intimamente ligada à história de Lisboa”.
“Esta é uma homenagem a um menino que se fez homem em Lisboa. Para além da sua identidade do sítio onde nasceu, se tornou um grande lisboeta, no sentido da paixão que tem pela cidade. Ronaldo sempre defendeu, promoveu e projetou o nome de Lisboa em todo o mundo”, prosseguiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Cristiano
Ronaldo é também um grande lisboeta e isso nunca lhe foi reconhecido”, sustentou.
Por fim, Moedas destacou ainda “a esperança extraordinária que Cristiano Ronaldo traz a tantos jovens, contribuindo para que possam sonhar. Para que possam sonhar que se forem os melhores vão conseguir, que pelo seu mérito podem chegar onde querem”.
Cristiano Ronaldo tem 38 anos e nasceu no Funchal, na ilha da Madeira. Em 1997, rumou até ao Sporting, onde jogou nas camadas mais jovens e, posteriormente, na equipa principal, entre 2001 e 2003. Atualmente joga no Al-Nassr, clube da Arábia Saudita.
Foto de capa: https://www.facebook.com/Cristiano