A partir desta segunda-feira, dia 28 de agosto, haverá uma alteração faseada dos sentidos das vias laterais da Avenida da Liberdade. A empreitada irá durar quatro meses, ou seja, até ao final de dezembro, e por fases, sendo que a primeira terá lugar durante o mês de setembro. As intervenções faseadas têm como objetivo minimizar os constrangimentos naquela zona.
Desta forma, a intervenção na Avenida da Liberdade prevê a instalação de sinalização luminosa automática de trânsito, bem como a alteração de sentido das vias laterais e repavimentação das zonas intervencionadas. No entanto, explica a Câmara Municipal de Lisboa (CML) em comunicado, será garantido o acesso a moradores, garagens, serviços, e veículos de emergência, e também à circulação pedonal e ciclável. A obra será feita por fases e a primeira começa já esta segunda, dia 28 de agosto. Esta decorre entre o Marquês do Pombal e a Rua Alexandre Herculano (sentido sul).
Aqui, a circulação estará interrompida e haverá, em simultâneo, um estreitamento de via no cruzamento da Rua Alexandre Herculano, nos dois sentidos. A alternativa será aceder à Rua Alexandre Herculano através da Avenida Duque de Loulé e Rua Camilo Castelo Branco. A segunda fase irá decorrer entre 4 a 8 de setembro e irá incidir na Rua Alexandre Herculano e a Rua Barata Salgueiro (sentido sul). Aqui, não haverá alteração de circulação, devido à obra em curso do Plano Geral de Drenagem. Neste sentido, serão apenas executados os trabalhos na ilha junto à Rua Barata Salgueiro.
Objetivo da obra será repor os antigos sentidos de trânsito na Av. da Liberdade
Por sua vez, a terceira fase está marcada para a semana de 11 a 18 de setembro, no cruzamento da Rua Alexandre Herculano com a Av. da Liberdade (ilha). Aqui, haverá um estreitamento de via neste troço, bem como no cruzamento da Rua Alexandre Herculano, nos dois sentidos. Assim, a autarquia sugere que os condutores acedam à Rua Alexandre Herculano (a partir do anel exterior da Praça Marquês Pombal) através da Avenida Duque de Loulé e Rua Camilo Castelo Branco. A última fase, será entre 19 a 28 de setembro e irá chegar à zona entre o Marquês de Pombal e a Rua Alexandre Herculano e entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua Rosa Araújo.
Nestes troços, a circulação rodoviária estará interrompida. Por isso, os condutores deverão tomar as seguintes alternativas, para o primeiro troço: Rua Alexandre Herculano / Rua Castilho / Rua Braamcamp / Praça do Marquês de Pombal. Caso precisam de circular no segundo troço, os automobilistas deverão optar pela Rua Rosa Araújo / Rua Mouzinho da Silveira / Rua Alexandre Herculano.
Obra custará mais de meio milhão de euros
Em resposta à agência Lusa, a CML explicou que o prazo previsto da obra é de quatro meses. Contudo, a intervenção será faseada de forma a minimizar os constrangimentos na zona da Avenida da Liberdade. Por sua vez, “o valor do investimento da empreitada é de 522.542,56 euros”. Recorde-se que, em março deste ano, a Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), disse que a empreitada deveria ter início em abril, o que não aconteceu. Será esta empresa que irá realizar a obra, cujo objetivo é repor os antigos sentidos de trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade.
Por outro lado, segundo a edilidade, o atraso deveu-se ao facto do “primeiro concurso lançado pela EMEL” ter ficado “deserto”. Desta forma, teve que se lançar um novo concurso, porém, este coincidiu com as festas da cidade e com a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, o início da obra teve de ser adiado “para a segunda quinzena de agosto”. Sobre a recomendação do BE, aprovada em março, na Assembleia Municipal de Lisboa, o município disse à Lusa que “a presente intervenção apenas visa a reposição dos sentidos de trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade”.
Esta recomendação pretendia a restituição do sentido de trânsito das laterais da Avenida da Liberdade com a implementação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER). Neste sentido, a CML explicou que “a Avenida da Liberdade integra atualmente a Zona 1 da ZER em vigor”. Ou seja, entre a Avenida da Liberdade e a Baixa Pombalina apenas circulam os veículos posteriores ao ano 2000.
Por fim, em outubro de 2020, a Câmara de Lisboa, então liderada por Fernando Medina (PS), aprovou uma proposta da vereadora Teresa Leal Coelho (PSD) para a reposição dos sentidos de circulação dos corredores laterais da Avenida da Liberdade.