A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai inaugurar, já no próximo domingo, 24 de setembro, a Casa do Jardim da Estrela, o quarto espaço da rede ‘Um Teatro em Cada Bairro’, cuja programação arranca esta quinta, dia 21. Este espaço situa-se dentro do Jardim da Estrela, um dos mais conhecidos e afamados da cidade, e terá uma programação focada na sustentabilidade.
A iniciativa ‘Um Teatro em Cada Bairro‘ pretende criar uma rede de centros culturais de proximidade, em todas as freguesias da cidade. Estes espaços apresentam diferentes características e dimensões, oferecendo diversas propostas culturais para toda a população. O quarto espaço desta rede será a Casa do Jardim da Estrela, que terá uma oferta cultural mensal e diversificada. Esta programação centra-se nas questões da sustentabilidade, ambiente e ecologia. Aqui, comunidade será convidada a explorar propostas culturais como espetáculos, oficinas, entre outras.
A abertura oficial do espaço é no próximo domingo, dia 24 de setembro, e contará com a presença do presidente da CML, Carlos Moedas. Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo é transformar este espaço num ponto de encontro entre os agentes locais, os artistas e as diferentes comunidades. Contudo, a programação começa já esta quinta-feira, 21 de setembro, com momentos de pré-abertura no palco em frente ao Coreto. Desta forma, e até sábado, 23 de setembro, os visitantes poderão assistir a várias propostas.
Uma delas é um recital de poesia, música e sonoplastia “Eis quanto me ensinou a voz do vento”, da artista Ana Sofia Paiva. Por outro lado, também será possível assistir a um momento musical com o projeto Mauger, inspirado nos ritmos de bossanova, jazz e da pop. Igualmente, poderão também fazer um passeio botânico e poético com leitura de “poemas verdes” e interpretação de algumas espécies vegetais do Jardim, bem como assistir a um concerto do Hot Clube de Portugal, um dos clubes de jazz mais antigos da Europa.
Várias atividades propostas para domingo
Para o dia da inauguração, está previsto um conjunto de atividades. Algumas são as oficinas temáticas com os projetos “Abelha-te” com Inês Correia, “Saúde e cosmética natural – o kit básico para mil usos” com Antonella Vignati da Escola de Saúde Integral da Mulher, ou “Big Bang Boom”, com Margarida Botelho. Também está prevista a ação “Hospedaria da Planta”, com a Associação Piquete Verde, bem como uma aula de movimento corporal com Andreia Correia, entre outras propostas.
Pelas 15h30, será inaugurada a exposição “O Jardim da Estrela na evolução do espaço público de Lisboa”. Esta mostra pretende mostrar toda a história deste jardim, desde o início até aos dias de hoje. Por fim, a Casa do Jardim da Estrela resulta de uma parceria entre os pelouros da Cultura e do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da CML. A autarquia conta ainda com a parceria da Junta de Freguesia da Estrela, para criar um espaço dinâmico e de referência na cidade. Pode ainda consultar o programa completo no site da Câmara de Lisboa.