A Câmara Municipal de Loures (CML) aprovou, na última semana, o início dos procedimentos para a construção de uma nova escola e a requalificação de mais dois estabelecimentos. No total, a autarquia vai investir 17 milhões de euros nestas obras, que dizem respeito à construção da nova Escola Básica da Portela da Azóia e à requalificação das Escolas Básica nº5 de Camarate e Secundária José Afonso.
As obras de requalificação e remodelação da Escola Básica nº5 de Camarate terá o custo de 4,5 milhões de euros e um prazo de execução de 330 dias. Já a reabilitação da Escola Secundária José Afonso, na freguesia de Loures, contará com um investimento a rondar os sete milhões de euros. Este é um estabelecimento com mais de seis décadas e que conta com 931 alunos. Por outro lado, conta ainda com dois edifícios com 4900 m2 de área bruta de construção e cerca de 3870 m2 de logradouro.
Por sua vez, o projeto tem como objetivo a remodelação completa dos edifícios e do logradouro. Irá ainda incluir sistemas de eficiência energética, acabamentos tecnológicos de ponta, de forma a melhorar o ensino escolar. A Escola Secundária José Afonso faz parte de um lote de oito escolas do segundo e terceiro ciclo e secundário do concelho de Loures que são consideradas prioritárias. Por isso, vão receber apoios do Governo para a sua reabilitação.
Por fim, a CML aprovou ainda o lançamento do concurso para construção da nova Escola Básica da Portela da Azóia, em Santa Iria de Azóia. Esta é uma aspiração antiga da comunidade e terá um investimento a rondar os 5,8 milhões de euros.