OEIRAS INAUGUROU NOVO COLUMBÁRIO NO CEMITÉRIO DE OEIRAS

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) inaugurou, na passada sexta-feira, 12 de janeiro, um novo columbário destinado à colocação de cinzas dos antigos combatentes, no Cemitério Municipal de Oeiras.

A Liga dos Combatentes pediu, à Câmara Municipal de Oeiras (CMO) um novo columbário para a colocação de cinzas dos antigos combatentes. O pedido surge na necessidade de se encontrar uma solução para a falta de gavetões de ossários no talhão da Liga dos Combatentes. Este novo columbário foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Contudo, o primeiro columbário do concelho, e do país, foi inaugurado em 2020 no interior da Capela do Cemitério Municipal de Oeiras. O objetivo desta estrutura é acolher as cinzas dos entes queridos, de forma respeitosa e dignificante. Ao mesmo tempo, esta conta com 340 compartimentos individuais para colocação de cinzas. Por outro lado, tem ainda um sistema de abertura e fecho que não é visível. À primeira vista, este columbário assemelha-se a uma pintura a óleo, o que faz dele um sistema inovador e ainda único em Portugal.

Mais tarde, em setembro do mesmo ano, a autarquia de Oeiras inaugurou um segundo columbário, desta vez, em Carnaxide. Por sua vez, este tem 364 compartimentos individuais para a colocação de cinzas. Tal como o de Oeiras, este também se assemelha a uma grande pintura a óleo. Esta estrutura é complementada ainda com um dispositivo informático. Desta forma, é possível saber quais os espaços livres e ocupados.

Por fim, a Liga dos Combatentes de Oeiras/Cascais tem o estatuto de Utilidade Pública Administrativa, sem fins lucrativos, de ideal patriótico e de caráter social. Igualmente, desenvolve a sua atividade ao serviço do país em geral e dos seus associados em particular.

Quer comentar a notícia que leu?