Começam esta sexta-feira, dia 31 de maio, as Festas de Lisboa. O pontapé de saída faz-se com a exibição das Marchas Populares, que se realiza na Altice Arena nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. Ao longo do mês de junho, haverá ainda muitas outras sugestões culturais para celebrar aquele que é um dos meses mais típicos e animados em Lisboa.
É já a partir da próxima sexta-feira, 31 de maio, que se inicia aquele que é um dos momentos mais esperados por muitos lisboetas: a exibição das Marchas Populares na Altice Arena. No total, serão três dias de exibições, onde se espera muito bairrismo, mas também figurinos coloridos, coreografias animadas e muita música. No total, serão 20 bairros lisboetas que vão apresentar ao público todo o trabalho que desenvolveram no último ano, este ano, sob o mote ‘O Tejo’, tema escolhido para o concurso.
Para além destas 20 marchas, há ainda mais três marchas extraconcurso – Voz do Operário, Mercados e Santa, que se vão apresentar neste fim de semana perante o público. O espetáculo tem hora de início às 21h00. Na sexta-feira, 31 de maio, participam as Marchas Infantil da Voz do Operário, Marvila, Baixa, Alfama, Alcântara, Penha de França, Alto do Pina e Castelo. No sábado, será a vez da Marcha dos Mercados, seguindo-se o Lumiar, Bairro Alto, Belém, Bela Flor/Campolide, Santa Engrácia, Boavista e Graça.
O último dia contará com as prestações das Marchas da Santa Casa, Olivais, Bica, Carnide, Mouraria, São Vicente e Madragoa. Na noite de 12 para 13 de junho, a Avenida da Liberdade, recebe o desfile das Marchas Populares de Lisboa, que, em 2024, tem a participação da Dança do Dragão, organizada pela Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong (grupo convidado), que pretende comemorar o 25.º Aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.
Trezena de Santo António começa no sábado
Ainda no dia 12 de junho, estão ainda marcados os Casamentos de Santo António, com a presença de 16 casais, que vão celebrar a sua união nos casamentos civis nos Paços do Concelho ou na cerimónia religiosa, na Sé de Lisboa. Para além dos Casamentos e das Marchas, há ainda, em toda a cidade, vários arraiais, que prometem contagiar os visitantes com a sua alegria e animação. Entre os dias 1 e 11 de junho, vai decorrer a Trezena de Santo António, com uma programação variada que se vai dividir entre o Museu, a Igreja e o Largo de Santo António.
Contudo, para este fim de semana, há ainda propostas como o 6.º aniversário do LU.CA, que será assinalado com o espetáculo de dança ‘Invite-moi’, da Compagnie Pyramid (França), ou uma exposição no Atelier-Museu Júlio Pomar, bem como uma visita guiada no Museu Bordalo Pinheiro e jazz no Largo do Picadeiro, entre muitas outras propostas, que podem ser consultadas no site da EGEAC.