12 projetos para melhorar Lisboa em exposição no Colombo

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Lisboa Ocidental (SRU) inauguraram, na última quarta-feira, 17 de julho, a exposição ‘Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia’, que pretende revelar os vários projetos municipais em curso para renovar Lisboa. Esta mostra pode ser vista na Praça Central do Centro Comercial Colombo até dia 2 de agosto.

Está a decorrer, na Praça Central do Centro Comercial Colombo, a exposição ‘Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia’, que pretende revelar alguns dos projetos em curso para melhorar e renovar a cidade. Esta mostra foi inaugurada na última quarta-feira, 17 de julho, e contou com a presença da vereadora da Habitação e das Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Filipa Roseta. A exposição já esteve patente na Sala do Risco e na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e estará patente no Centro Comercial Colombo até 2 de agosto.

O atual executivo municipal, liderado por Carlos Moedas, lançou diversos concursos públicos de conceção para projetos de habitação, equipamentos e espaço público, de forma a criar um futuro sustentável em Lisboa, seguindo os princípios da Nova Bauhaus Europeia. A exposição está enquadrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e pretende dar a conhecer o resultado dos concursos e do desafio lançado aos projetistas para pensarem a onda de renovação do edificado da cidade.

12 concursos para conhecer

No total, os visitantes poderão conhecer 12 concursos de conceção, dos quais seis estão relacionados com a área da Habitação (renda acessível municipal e cooperativas); e cinco com os Equipamentos (escolas, pavilhão desportivo, HUB do Mar). Por fim, há ainda para conhecer um concurso de renovação do Espaço Público, nomeadamente, a requalificação da Praça do Martim Moniz.

Desta forma, os visitantes poderão ver as propostas ganhadoras e conhecer exemplos da nova expressão arquitetónica que assume o compromisso da inovação e sustentabilidade, de acordo com os princípios da Nova Bauhaus Europeia, e que pretendem tornar Lisboa numa cidade mais bela, inclusiva e sustentável.

Quer comentar a notícia que leu?