Carris Metropolitana apresenta App e site

Dois meses depois de ter lançado a nova app, a Carris Metropolitana apresentou o novo site, com melhorias ao nível da personalização e da acessibilidade. `App` Carris Metropolitana irá dar informações aos passageiros, em tempo real, sobre horários e lotação dos autocarros da empresa, que prevê chegar a mais de 165 milhões de passageiros transportados este ano.

A Carris Metropolitana, responsável pela operação que uniu vários operadores da Área Metropolitana de Lisboa, lançou um site com novas de funcionalidades e prepara novidades que tornarão a utilização dos autocarros mais facilitada para os 170 milhões de passageiros que em 2024 utilizarão este serviço público de transportes. Entre elas, a possibilidade de usar o passe mensal diretamente no telemóvel, sem a necessidade do cartão físico.

No final do primeiro semestre de 2025, os passageiros poderão adquirir o título de viagem apenas com a aproximação do seu cartão bancário de uma máquina de validação no interior dos veículos, tal como já acontece no Metropolitano de Lisboa (AML).

Adicionalmente, a empresa está a desenvolver a virtualização do cartão Navegante no telemóvel, o que dispensará os utilizadores de transportes na AML, incluindo nos comboios, barcos e metropolitano, de transportarem consigo o “passe”. Esta tecnologia entrará em utilização igualmente no primeiro semestre do próximo ano.

Tempos de passagem

Também em breve os autocarros, que enviam informação à central digital a cada dez segundos, permitirão lançar alertas de de aproximação aos passageiros. Quando o veículo estiver a chegar perto da paragem, o sistema envia um aviso ao passageiro, que assim poderá preparar-se para a chegada.

O novo site passa também a ser bilingue, acompanhando a procura por um número crescente de imigrantes não familiarizados com a língua portuguesa, explica Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), gestora da Carris Metropolitana, que nesta segunda-feira apresentou o novo site da empresa.

Após dois meses do lançamento da nova app a Carris Metropolitana apresentou o seu novo website, que traz uma série de novidades e melhorias focadas em oferecer uma experiência digital mais intuitiva e prática para todos os utilizadores. O lançamento representa um marco na modernização dos serviços online da Carris Metropolitana, apostando na acessibilidade, personalização e inovação.

Novo website

O novo website da Carris Metropolitana proporciona aos passageiros a possibilidade de tradução, disponível em português e em inglês, tornando a plataforma mais acessível para todos os utilizadores; personalização de favoritos, onde cada utilizador poderá destacar as suas linhas e paragens preferidas na homepage, para acesso rápido às informações mais relevantes; ferramentas de pesquisa, agora incluem uma procura mais eficiente por linhas e paragens, facilitando o acesso à informação; e a possibilidade de incluir links, imagens e categorias específicas, tornando mais prática a consulta de informações importantes.

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“Após o lançamento da aplicação oficial, a Carris Metropolitana dá mais um passo significativo na inovação digital ao criar uma experiência mobile-friendly e personalizada para os passageiros que preferem utilizar o site para as suas consultas. Além de trazer melhorias a ferramentas já existentes e a criação de novas funcionalidades, como favoritos, o site também passa a mostrar aos passageiros os dados da operação rodoviária em tempo real”, explica Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana é uma iniciativa dos 18 municípios da amL que, através da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), funde a operação rodoviária de toda a amL numa mesma imagem e nível de serviço, focado no serviço às populações, com um elevado grau de complexidade tecnológica e operacional, neste caso, sobretudo pela dimensão geográfica e populacional.

Reduzindo a idade média da frota em operação, introduzindo melhorias na performance ambiental nas viaturas, prestando mais e melhor informação ao público – que é também uniformizada e simplificada à escala metropolitana – e aumentando a oferta do que era praticado antes da entrada em funcionamento, a Carris Metropolitana continua a trabalhar para criar opções de mobilidade para assegurar um transporte público de qualidade.

A Carris Metropolitana opera as redes municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios.

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