A Câmara Municipal de Loures (CML) iniciou, esta sexta-feira, 8 de novembro, as obras de requalificação do Jardim Dr. João Gomes Patacão, em Moscavide. Este será um investimento municipal de 1,6 milhões de euros e irá ter uma duração de 210 dias, prevendo-se a sua inauguração em 2025.
O Jardim Dr. João Gomes Patacão, em Moscavide, vai ser alvo de obras de requalificação durante 210 dias. O início dos trabalhos foi assinalado esta sexta-feira, 8 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Moscavide e Portela, Ricardo Lima, e do presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Ricardo Leão.
Segundo o primeiro, “aquilo que estamos a fazer é uma das principais e mais antigas reivindicações da nossa população. Fomos reivindicando esta obra ao longo dos anos, pois era uma obra que a população nos pedia, de forma a voltar a ter um jardim digno, capacitado para dar resposta às várias necessidades e, felizmente, neste mandato isso foi possível”. “Em meu nome, em nome da União de Freguesias e da população de Moscavide, o nosso muito, muito obrigado. A visão que este executivo tem, tanto o da Junta como o da Câmara, e esta partilha do trabalho [entre as duas entidades], permite realizar as ambições das pessoas”.
Investimento municipal de 1,6 milhões de euros
“É isso que aqui aconteceu e é isso que tem vindo a acontecer nos vários projetos que temos levado à Câmara. Isto demonstra o conhecimento e a sensibilidade para com as necessidades de cada uma das pessoas, das populações e das localidades. A realidade é que não só neste jardim, mas também num conjunto de outros investimentos que vão acontecer ou têm acontecido ao longo destes últimos tempos. Quando as autarquias dão as mãos e estão juntas estão em prol do mesmo, o trabalho que acontece é sempre um sucesso”, sublinhou ainda Ricardo Lima.
A requalificação deste jardim público representa um investimento municipal superior a 1,6 milhões de euros, e abrange ainda intervenções nos arruamentos adjacentes, cujos acessos serão mantidos, mas com circulação condicionada, devidamente sinalizada no local. O projeto vai transformar o jardim numa praça-jardim, promovendo um ambiente de convívio e acessibilidade para pedestres e abrir o espaço à área urbana circundante, integrando os arruamentos envolventes, para que seja possível existir um espaço mais amplo e seguro para os transeuntes. A obra irá incluir ainda a criação de diversas áreas de lazer, tais como um parque infantil, uma área para jogos e espetáculos, bem como uma zona de merendas e uma área para exercício físico.
Obra era há muito desejada pela comunidade de Moscavide
O projeto, contempla infraestruturas de apoio ao lazer, como uma ludoteca acompanhada de instalações sanitárias públicas, arrecadações para apoio à manutenção, um quiosque para venda de flores e o reforço do arvoredo, a fim de proporcionar um ambiente natural e acolhedor. Segundo o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, “esta obra é um conjunto de obras que este mandato está a executar. É um investimento que vai servir a população. Por isso, quero ao presidente Ricardo Lima por ter incluído esta obra como uma prioridade, porque, durante anos e anos, esta obra foi uma prioridade e o executivo anterior sempre fez ouvidos moucos [às reivindicações]”.
O autarca de Loures lembrou ainda que este projeto foi votado com os votos contra dos partidos da oposição, mas que, felizmente, conseguir ser aprovado e será uma realidade em 2025. “Este espaço vai dar modernidade a Moscavide, mas também vai dar segurança e uma nova urbanidade. Quero agradecer a toda a população e agradecer à resiliência que a população de Moscavide teve, porque finalmente vai ter esta obra tão importante para todos”, concluiu Ricardo Leão. O Jardim Dr. João Gomes Patacão situa-se no centro da vila de Moscavide e foi construído na década de 1950.