Já estamos na época natalícia, e, como já é tradicional na cidade de Lisboa, há várias iniciativas para assinalar esta quadra. Para além das luzes de natal, que já enfeitam grande parte da cidade, há ainda coros, mercados, entre outras propostas, que pretendem agradar a miúdos e graúdos.
A época natalícia já chegou e, para além das iluminações de Natal, que já podem ser vistas na baixa de Lisboa, há ainda mais iniciativas para assinalar esta altura especial do ano. A EGEAC/Lisboa Cultura está a promover um programa musical, de entrada gratuita, e que vai passar por três igrejas, nas freguesias de Campo de Ourique, Misericórdia e Areeiro, e pelo Capitólio. No total, serão quatro concertos e um DJ set para ouvir, e que vai desde música barroca, passando pelos sons eletrónicos, música portuguesa e canções famosas de artistas internacionais entre as décadas de 1930 e 1960.
Para além de uma viagem sonora, esta iniciativa é também uma viagem no tempo, transportando-nos até ao nascimento de Jesus, à circum-navegação de Fernão de Magalhães, ao seio da talentosa família Bach ou às épocas do swing e do rock’n’roll. No próximo sábado, 30 de novembro, o Coro de Câmara Lisboa Cantat, vai levar o seu vasto repertório à Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique, a partir das 21h00. O coletivo irá ainda apresentar vilancicos e motetos da época renascentista e canções tradicionais portuguesas, recuperadas pelos compositores Fernando Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso e Fernando Lapa. O concerto será dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves.
Mais música durante o mês de dezembro
No mês de dezembro, a música chega a duas igrejas. No dia 6, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Misericórida, recebe o concerto da Nova Era Vocal Ensemble & Orquestra 1755 dedicado às composições dos diferentes músicos da família Bach, ao longo de sete gerações. A dia 13, a Igreja de São João de Deus, em Alvalade, recebe o projeto Sete Lágrimas e um programa que revisita a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Elcano, recriando sons tradicionais de cinco continentes. Todos os concertos têm início às 21h.
Por sua vez, o Capitólio, no Parque Mayer, recebe dois espetáculos. No dia 7, a partir das 21h30, o artista Luso-Angolano Batida e o músico e compositor português Tigerman protagonizam um DJ set inédito, entre a Afro eletrónica e os blues. A 14 de dezembro, é a vez da banda The Lucky Duckies, inspirada em artistas como Frank Sinatra, Dean Martin ou Elvis Presley, que vai levar ao público o seu repertório festivo, composto por clássicos natalícios, temas originais e ainda uma homenagem a António Variações, assinalando os 40 anos da morte do artista.
Bairro Alto vai assinalar quadra natalícia com luzes e mercado no Miradouro de S. Pedro de Alcântara
No Bairro Alto, a Associação Comercial e Empresarial do Bairro Alto (ACEBA) vai inaugurar, pela primeira vez, nesta segunda-feira, 25 de novembro, pelas 20h, as luzes de Natal deste bairro histórico que celebra o seu 511.º aniversário no dia 15 de dezembro. Igualmente, haverá ainda um Mercado de Natal no Miradouro de São Pedro de Alcântara, ponto de partida da cerimónia de inauguração da iluminação natalícia. Aqui, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, irá acender uma Árvore de Natal com 11 metros, seguindo-se a visita às restantes iluminações das ruas do Bairro.
As comemorações dos 511 anos do Bairro Alto concentram-se neste Mercado de Natal, que irá ainda receber uma programação variada entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, com destaque para as noites de fado às quintas, sextas e sábados. Outros destaques musicais serão também as atuações ao vivo de Ana Leite Faria, saxofonista e animadora cultural e Rauly Reys. Para os mais novos, haverá ainda a presença do Pai Natal, junto à árvore de Natal instalada no miradouro. Numa colaboração entre a ACEBA e a Junta de Freguesia da Misericórdia, no dia 20 de dezembro, pelas 11h, haverá ainda um concerto do Avô Cantigas para todos os fregueses, em especial para as crianças da freguesia.